Veja 8 alimentos que você deve comer todo dia para ter a pele bonita
Segundo uma expert, não adianta gastar uma fortuna em cosméticos para conquistar uma pele radiante, mas ignorar os alimentos que se come
atualizado
Compartilhar notícia
Nutricionistas costumam dizer “você é o que você come”. Caso opte por alimentos industrializados, ultraprocessados e ricos em açúcar e gordura, certamente ficará preocupado com a saúde interna e externa. Afinal, o que se consome afeta o funcionamento do organismo e, consequentemente, a aparência. Quem nunca se “jogou” nos doces e, dias depois, deparou-se com uma pele mais oleosa e cheia de espinhas?
Saber o que não comer para desfilar com uma cútis radiante é fácil, vale avaliar a informação nutricional dos alimentos colocados na boca. Agora, fica a dúvida a respeito do que mastigar para conquistar uma pele bonita e brilhante. De acordo com nutricionistas, não existe semente, fruta, verdura ou legume mágico capaz de deixar a região maravilhosa, mas alguns deles dispõem de determinados nutrientes “poderosos”.
Autora do livro The Flexitarian Diet e nutricionista, Dawn Jackson Blatner defende que a saúde da cútis pode revelar pistas de como está o interior do corpo. “Se quer uma pele saudável, o fator principal é a qualidade da sua dieta”, considera a expert em entrevista ao portal estadunidense de assuntos fitness Shape. Segundo a especialista, não adianta gastar uma fortuna em cosméticos, mas ignorar os venenos existentes no plano alimentar.
A seguir, saiba mais sobre os alimentos a serem ingeridos para ter a pele exuberante:
1. Pepino
Uma das respostas para ter uma cútis luminosa está na hidratação. O consumo de água é fundamental, pois a região cutânea atua como um reflexo direto dos níveis de umidade do corpo. Dessa forma, alimentos ricos ou com alto teor da substância atuam como excelentes opções à indicação de “comer água”. Composto por mais de 95% do líquido, o pepino tende a ser uma opção ideal por melhorar a fisiologia da pele.
Um estudo publicado pela revista acadêmica Dermatologia Clínica, Cosmética e Investigacional, em 2015, mostrou que quanto maior for o consumo de água na dieta regular mais deve ser o impacto positivo na fisiologia normal da pele, principalmente em indivíduos com menor ingestão diária da bebida. A pesquisa sugeriu aos participantes tomarem dois litros por dia. Outros alimentos ricos na substância são melancia, alface e melão.
2. Ostras
Parece piada, mas comer ostras pode contribuir para a saúde da cútis. Esses moluscos são potentes fontes de zinco e outros minerais, a exemplo de ferro, selênio e cobre. Embora o organismo precise de pequenas quantidades desses nutrientes, todos são “poderosos” e “primordiais” por promoverem a imunidade e combaterem a inflamação. Devido ao valor agregado, dá para fazer trocas inteligentes por nozes, sementes, lentilhas e feijões.
De todos os elementos, as ostras contêm mais zinco por porção. O nutriente mantém a defesa da pele contra infecções e ajuda na cicatrização de feridas. Conforme explica Dawn Jackson Blatner, a deficiência de selênio tende a tornar a cútis mais sensível ao estresse oxidativo. Já o cobre melhora a elasticidade e minimiza o surgimento de rugas na região cutânea.
3. Abacate
De extrema importância para o organismo, os lipídios desempenham um papel imprescindível na manutenção da função de barreira e estrutura da membrana da pele. Assim, promovem o reparo e a protegem contra o envelhecimento. Um alimento rico em gorduras boas para a saúde da cútis é o abacate. Consumi-lo tende a deixar os tecidos cutâneos fortes e prevenir o ressecamento da região, alegou a nutricionista Bonnie Taub-Dix.
Quando não encontrar o fruto, recorra a alimentos saudáveis que trazem na composição gorduras benéficas. Por exemplo, nozes, sementes, azeite de oliva e peixes. Em setembro do ano passado, a National Library of Medicine, dos Estados Unidos, publicou um estudo em que comprovou a respeito do consumo de abacate aumentar a elasticidade e firmeza da pele de 39 mulheres entre 27 e 73 anos.
4. Salmão
Com propriedades capazes de amenizar a inflamação e fornecer proteção antienvelhecimento, o salmão é considerado um poderoso alimento para a pele por dispor de ácidos graxos da categoria ômega 3. Esse nutriente “ajuda a preservar o colágeno e a manter a firmeza” da cútis, conforme garantiu Bonnie em conversa com o portal Shape. Nozes, linhaça e sementes de chia são as possíveis trocas para o peixe.
5. Caldo de ossos
Popular nos Estados Unidos, o caldo de ossos é uma preparação da cultura tradicional chinesa. O alimento apresenta altíssimo teor de proteínas, formadas por um conjunto de aminoácidos. Entre as diferentes funções do nutriente, uma das mais importantes é construir e reparar os tecidos, já que a pele se encontra em constante ciclo de renovação.
Outra substância fundamental para a cútis achada no caldo de ossos é o colágeno. Essa proteína fornece suporte estrutural para vários tecidos do corpo, a exemplo da pele, cartilagem, tendões, ossos e tecido conjuntivo. Ter a substância em quantidade ideal no organismo previne a região cutânea contra o envelhecimento, reduz as rugas, melhora a elasticidade e diminui o ressecamento. Ovos, lentilhas e nozes são boas fontes do nutriente.
6. Nozes
Falando em nozes, essa fruta oleaginosa abrange proteínas, gordura saudável e vitamina E, da categoria gama-tocoferol que consegue estimular a regeneração e prevenir danos à cútis. A semente tem propriedades capazes de promover a saúde da pele por ser rica em um leque de nutrientes. É o caso do ômega 3. Espinafre, amêndoas e sementes girassol podem ser alternativas de troca.
7. Morangos e mirtilos
Potentes fontes antioxidantes, os morangos, framboesas e mirtilos podem ter a mesma eficácia no corpo da aplicação de um cosmético na pele. Conforme explicou a nutricionista Bonnie Taub-Dix, essas frutas dispõem de vitamina C, nutriente com propriedades que ajudam na produção de colágeno e reduzem os efeitos dos radicais livres. O resultado do consumo diário tende a ser uma cútis firme e jovem, além de protegida dos raios UV.
8. Pimentas vermelhas
Quem foge de pimentas deverá se render a elas caso queira uma cútis radiante. Popularmente as laranjas estão entre os alimentos mais ricos em vitamina C, entretanto, uma porção da especiaria na cor vermelha contém 106% do valor diário recomendado do nutriente. A substância contribui com a cicatrização de feridas e ameniza as inflamações. Vale optar também pelo brócolis e kiwi.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.