Veja 7 segredos inusitados da rainha que foram revelados em um livro
Angela Kelly, braço direito de Elizabeth II por mais de 30 anos, entregou curiosidades da monarca que são desconhecidas pelo grande público
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar das aparições em eventos e mensagens aos súditos, a vida pessoal e o modus operandi diário da realeza é sempre um mistério e causa curiosidade nas pessoas.
Sabendo disso – e com a permissão da Sua Majestade -, Angela Kelly, braço direito da rainha há mais de 30 anos, lançou um livro revelando alguns segredos de Elizabeth II. A obra The Other Side of the Coin (O Outro Lado da moeda) traz informações privilegiadas e fotos nunca vistas.
Curioso (a)? A coluna entrega para você sete segredos da rainha que estão no livro de Angela:
Sapatos
Antes de surgir o livro, corria um boato de que a rainha tinha uma assistente pessoal apenas para calçar seus sapatos. Angela não só confirmou a informação, como também entregou que esta assistente era ela.
“A rainha tem muito pouco tempo para si mesma e não tem tempo para usar seus próprios sapatos, e como compartilhamos o mesmo tamanho de sapato, faz mais sentido dessa maneira”, disse.
Automaquiagem
Por mais incrível que possa parecer, a assessora da rainha garantiu que, em quase todas as ocasiões, é Elizabeth II que faz sua própria maquiagem. A única exceção é quando ocorre a gravação da mensagem natalina.
“Você pode se surpreender ao saber que esta é a única ocasião ao longo do ano em que Sua Majestade não faz sua própria maquiagem”, entrega.
Good evening, Mr. Bond
Muita gente se surpreendeu com a quebra de protocolo da rainha ao participar de um esquete junto com James Bond, interpretado por Daniel Craig, para a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.
Mas o que pouca gente sabe é que a rainha não só aceitou participar, mas também impôs uma condição para isso: ter uma fala. Foi daí que surgiu a curta, mas icônica, frase de Elizabeth II: “Boa tarde, Senhor Bond”.
Foto inadequada
Apesar de já ter posado para milhares de fotos desde 1952 quando assumiu o trono, há uma pose específica que a rainha sempre quis utilizar para uma fotografia, mas nunca foi permitida pelos Conselheiros e pela Rainha Mãe: uma foto com as mãos no bolso.
Por mais simples que possa parecer, a posição é considerada “muito informal” para alguém da realeza, principalmente a Sua Majestade. Contudo, quando foi lançar seu livro, Angela – que sabia do desejo da rainha – perguntou se ela poderia posar com as mãos no bolso para uma foto da publicação.
“A rainha olhou para mim com espanto quando perguntei se ela conhecia as implicações das fotografias (…) Ela não demorou muito para responder: sim, ela o faria e, sim, ela tinha certeza”, lembra.
Vestido do batizado
Muita gente não sabe, mas o atual vestido oficial a ser utilizado pelas crianças da realeza em seus batizados foi tingido com nada menos que chá. De acordo com Angela, os nascidos na família real utilizaram a mesma peça de 1841 até 2004, quando ele já estava muito antigo e desgastado para uso.
Foi quando a rainha deu à assistente a missão de criar uma réplica. Contudo, para chegar à cor exata no vestido anterior, foi preciso tingir a peça com chá de yorkshire – o mais forte dentre as opções britânicas.
“Colocamos cada pedaço de renda em uma tigela pequena, cheia de água fria e um saquinho de chá, e deixamos por cerca de cinco minutos, verificando regularmente até que a cor estivesse perfeita”, conta.
Pegadinha
Sempre muito séria, a rainha também tem senso de humor! E um episódio contado por Angela comprova isso. De acordo com a assistente, durante a turnê real na Austrália em 2006, a rainha estava louca para ver um pássaro kookaburra, mas não teve sucesso.
Então, quando Angela encontrou um de brinquedo, comprou e decidiu fazer uma brincadeira com a rainha. Colocou o souvenir dentro de uma gaiola e, quando Elizabeth chegou, disse a ela que havia visto um “pássaro cinza de aparência engraçada” pela janela.
“A Rainha olhou para fora e gritou ‘É um kookaburra!’ Fui abrir as portas da gaiola e ela disse em voz alta: ‘Não! Não faça isso! Vai voar para longe!’ e estava atrás de mim em um flash. Voltando-me para Sua Majestade enquanto tentava manter uma cara séria, eu solenemente disse a ela que estava morto”, lembra.
A rainha ficou horrorizada, foi quando Angela caminhou em direção a ela com o pássaro de mentira em mãos e disse “Primeiro de Abril!”.
“Eu estava rindo incontrolavelmente quando Sua Majestade se virou para Sua Alteza Real e disse: “Você sabe o que ela acabou de fazer comigo? Angela me pegou!’”, conta a assistente.
Abraço de Michelle
À época em que a rainha e Michelle Obama se conheceram, em 2009, muito se falou da quebra de protocolo da ex-primeira dama, que abraçou Sua Majestade. Apesar de fugir das regras, Angela afirmou que Elizabeth II gostou do gesto.
“Na realidade, foi um instinto natural da rainha mostrar afeto e respeito por outra grande mulher e realmente não há protocolo que deva ser seguido. Quando o carinho é sentido ou o anfitrião de uma visita de estado vai guiar Sua Majestade alguns degraus, é realmente sobre a bondade humana e isso é algo que a rainha sempre receberá calorosamente”, garantiu.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.