Veja 6 alimentos ricos em vitamina que é ótima para saúde do coração
Apesar de ser um nutriente essencial, o corpo não produz vitamina E e, por isso, ela precisa ser consumida por meio de alimentos
atualizado
Compartilhar notícia
Ao todo, 13 vitaminas são fundamentais à vida humana, sendo as mais populares, a C e a D. Entretanto, a E é um nutriente essencial, ou seja, o corpo não a produz e, por isso, precisa ser consumida por meio de alimentos, conforme explicou Kirsten Nuñez, mestre em nutrição pela Texas Women’s University, nos Estados Unidos.
Em um artigo do portal Shape, a Kirsten explicou que homens e mulheres com 14 anos ou mais necessitam consumir em torno de 15 miligramas de vitamina E diariamente. Ela salientou que não se deve ingerir suplementos do nutriente sem prescrição médica, pois, quando em excesso no organismo, pode desencadear problemas cardíacos.
Benefícios da vitamina E
Segundo a especialista, a vitamina E tem propriedades antioxidantes, isto é, combate a ação dos radicais livres que ocasionam os danos oxidativos às membranas celulares, ao DNA e às proteínas. “Isso ajuda a frear o estresse oxidativo, um fator importante no desenvolvimento de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer”, elucidou.
A vitamina E também beneficia a imunidade e, consequentemente, reduz o risco de infecções. Outro bônus de ingerir alimentos ricos com a substância é que diminuem a inflamação. Conforme ressaltou Kirsten, o nutriente tem melhor absorção quando combinado com fontes de gordura, a exemplo do abacate, nozes e azeite.
Abaixo, confira seis alimentos ricos em vitamina E
1. Óleo de avelã
Uma colher de sopa de óleo de avelã engloba 6 miligramas de vitamina E. Essa quantidade corresponde a 40% da ingestão diária recomendada. A especialista sugeriu adicionar o alimento em molhos para saladas.
2. Sementes de girassol
Kirsten destacou que as sementes de girassol demonstram somar quantidades significativas de vitamina E: “Tem um efeito e tanto”. A mestre em nutrição orientou incluir o alimento em saladas e lanches, por exemplo, ou misturar ao iogurte grego.
3. Couve
“Cada pedacinho conta”, revelou a especialista a respeito da couve conter vitamina E. Uma xícara da hortaliça integra 0,8 miligramas do nutriente. Kirsten aconselhou preparar o vegetal no vapor com um fio de azeite e vinagre de vinho tinto. “Um acompanhamento simples, mas saboroso”, garantiu.
4. Manteiga de amendoim
“Cremosa e satisfatória, a manteiga de amendoim é uma fonte versátil de vitamina E, com quase 2 miligramas em uma colher de sopa”, enfatizou. Kirsten recomendou comer o alimento com rodelas de maçã ou com biscoitos de trigo integral.
5. Aspargos
Não é adepto do consumo de aspargos? Caso queira turbinar a imunidade e melhorar a saúde do coração, Kirsten indicou incluir o vegetal no plano alimentar já que cada xícara contém 2 miligramas de vitamina E. Ela receitou ingerir o legume com azeite e uma proteína.
6. Amêndoas
Fonte de vitamina E, as amêndoas também oferecem teor de proteínas vegetais e gorduras anti-inflamatórias, conforme detalhou a mestre em nutrição. Kirsten comentou adicionar as oleaginosas à aveia ou combiná-las com frutas secas.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.