metropoles.com

Veja 3 alimentos a serem evitados por quem tem problemas na tireoide

O que se come tende a afetar a saúde da tireoide. Mais de 750 milhões de pessoas em todo o mundo enfrentam algum problema na glândula

atualizado

Compartilhar notícia

AJ_Watt/Metrópoles
Foto colorida de médica avaliando tireoide mulher - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de médica avaliando tireoide mulher - Metrópoles - Foto: AJ_Watt/Metrópoles

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 750 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de algum distúrbio na tireoide. Desse número, em torno de 60% desconhece ter alguma alteração na glândula. Entre os problemas mais conhecidos estão hipertireoidismo, hipotireoidismo e nódulos tireoidianos.

Com base em informações do Instituto Nacional da Saúde (NIH) dos Estados Unidos, o portal norte-americano de saúde e nutrição Health listou, em um artigo, alimentos que devem ser evitados por quem enfrenta problemas na tireoide. A coluna Claudia Meireles aproveitou para associar as informações com a realidade brasileira. Afinal, o que se ingere tende a afetar a saúde da glândula.

Foto colorida de médica avaliando tireoide mulher - Metrópoles
A tireoide é responsável por produzir os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), o que garante o equilíbrio do organismo

Abaixo, descubra os três alimentos que não são indicados para quem apresenta alterações na tireoide:

1. Glúten

Um estudo publicado pela revista científica Nutrients avaliou a relação do glúten com a doença celíaca e condições autoimunes da tireoide, como a tireoidite de Hashimoto. A pesquisa observou a “existência de um eixo tireoidiano-intestino significativo”.

Os autores descobriram que os micro-organismos intestinais afetam não apenas o sistema imunológico e a absorção de micronutrientes, mas também a função da tireoide. Os estudiosos detalharam ser necessário realizar mais estudos para ajudar a tratar doenças na glândula.

doença celíaca celiacos intolerância ao glúten
O glúten é encontrado em grãos, como trigo, cevada e centeio

2. Alimentos industrializados

No Brasil, embalagens de sal devem alertar que o alimento é iodado. A adição do mineral ao tempero se tornou obrigatória no país na década de 1950. A medida passou a ser adotada como estratégia para reduzir os casos de bócio, doença provocada pela deficiência de iodo no organismo.

Caso pense em aumentar a ingestão de alimentos com alto teor de sódio com o objetivo de adicionar mais iodo ao plano alimentar, tenha cuidado. Essas opções — o que inclui salgadinhos, molhos prontos e carnes defumadas — dispõem de alguns conservantes que, quando consumidos em excesso, prejudicam a absorção de iodo pela tireoide.

Foto colorida de potes com ketchup, mostarda e maionese - Metrópoles
Molhos prontos são ricos em sódio

3. Açúcar

As formiguinhas de plantão com problema na glândula devem diminuir o consumo de açúcar, substância encontrada em doces, bolos e alimentos com farinha refinada, a exemplo de pães e massas. Comer em exagero essas opções pode ocasionar resistência à insulina e desencadear a diabetes.

Ficar com a insulina em níveis alterados no organismo pode contribuir com o aparecimento de nódulos na tireoide. Em casos mais graves, resulta até em câncer na glândula.

Foto colorida de doces - Metrópoles
Deve-se diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcar

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?