Veja 10 revelações explosivas em novo livro sobre a família real
Entre acusações de racismo e relações complicadas, o livro Endgame, de Omid Scobie, tem causado polêmicas na imprensa e na família real
atualizado
Compartilhar notícia
Na última semana, o lançamento do livro Endgame: Inside the royal family and the monarchy’s fight for survival (Jogada final: Por dentro da briga por sobrevivência da família real, em tradução literal), de Omid Scobie, tem ganhado destaque na imprensa mundial pelas revelações bombásticas sobre a família real, principalmente, na versão holandesa.
O portal Independent avaliou a obra do repórter real e levantou 10 afirmações explosivas que podem ser verdadeiras. Confira!
Membros reais racistas com filho de Harry e Meghan
Embora Harry e Meghan nunca tenham revelado os nomes dos membros reais que questionaram a cor do primogênito, Archie, a versão liberada na Holanda cita que o rei Charles e Kate Middleton seriam as pessoas que teriam proferido comentários racistas sobre a tonalidade de pele da criança. Os nomes não foram mencionados na edição em inglês.
Em entrevista ao programa britânico This Morning, Scobie negou que tenha citado o monarca e a princesa de Gales e acrescentou que tudo fez parte de uma estratégia para vender o exemplar.
Endgame foi retirado de circulação na Holanda após a editora afirmar que houve “erro de tradução”.
Rixa entre rei Charles e príncipe William
O autor destaca uma suposta rixa entre pai e filho. Na obra, William é pintado como “um príncipe ambicioso e de cabeça quente, determinado a liderar a família real rumo ao futuro”. Segundo o portal britânico, Omid afirma que o primogênito quer “rasgar o livro de regras e fazer as coisas à maneira de Cambridge”.
Ele ainda acrescenta que a diferença de pontos de vista poderá tornar-se um problema nos próximos anos. Embora compartilhem a frustração em relação ao príncipe Harry, eles não concordam sobre como a instituição deve ser administrada.
Relacionamento do País de Gales com a imprensa do Reino Unido
O príncipe Harry já afirmou que as coberturas negativas sobre Meghan ajudaram a desviar a atenção indesejada da mídia de outros membros reais. Scobie cita que as férias de William e Kate no castelo de Balmoral em 2019 foi um “golpe publicitário vistoso”.
Naquele ano, o príncipe e a princesa foram elogiados por reservarem um voo Flybe de 73 euros por pessoa (R$ 391,41) de Norwich para Aberdeen em meio a relatos de que Harry e Meghan haviam fretado quatro voos privados em 11 dias, informou o Independent.
O que não foi incluído no “jogo de relações públicas”, escreve Scobie, foi que o voo programado dos Cambridges não tinha o logotipo da Flybe na lateral.
Como os donos das companhias aéreas queriam que usassem um avião de marca adequada, um avião vazio foi enviado. O mesmo voltou sem ninguém depois que a família pousou no destino. No total, os dois voos liberaram mais de quatro toneladas e meia de emissões de carbono.
William acha que Harry sofreu “lavagem cerebral”
Em Endgame, o jornalista britânico afirma que o príncipe de Gales acredita que Harry tenha sofrido uma lavagem cerebral por um “exército de terapeutas” e que ele não reconhece quem o irmão se tornou. “Ele sente que perdeu Harry e não quer conhecer essa versão dele”, disse uma fonte próxima a William a Scobie.
Relacionamento entre Kate e Meghan
Falando sobre o relacionamento de Middleton e Markle, Omid Scobie escreveu que elas nunca foram próximas. Segundo fontes, Kate nunca foi fã da duquesa de Sussex.
Harry foi “deixado sozinho” após a morte da rainha
Após a morte de Elizabeth II, em setembro do ano passado, o autor descobriu que William ignorou completamente o pedido do irmão para saber se poderiam viajar juntos para a Escócia.
Harry teria sido informado de que o irmão havia garantido um voo para ele e seus tios, o príncipe Andrew e o príncipe Edward. Enquanto isso, o duque não recebeu detalhes sobre como embarcar, detalhou o portal britânico.
Harry descobriu a morte da avó pelo noticiário
“Harry ficou arrasado”, disse um amigo do duque a Scobie. “Seu relacionamento com a rainha era tudo para ele. Ela gostaria que ele soubesse antes que fosse divulgado ao mundo. Eles poderiam ter esperado um pouco mais, mas ninguém respeitou isso.”
Rei Charles preocupado com Andrew
Após o príncipe Andrew se afastar dos deveres reais devido a acusações de envolvimento no caso de pedofilia de Jeffrey Epstein, o monarca ficou preocupado com a “desgraça” do irmão, escreveu o Independent. “Charles chorou por temer pela saúde mental do envergonhado duque”, escreveu Omid em Endgame.
O silêncio da realeza sobre o racismo com Archie
Em 2021, Harry e Meghan Markle concederam uma entrevista bombástica para a apresentadora Oprah Winfrey. Um dos assuntos mais marcantes do bate-papo foi o caso de racismo sofrido por Archie,
Embora a questão tenha sido abordada em particular em cartas entre Meghan e Charles, nem Kate e nem William entraram em contato com os Sussex sobre o assunto.“O silêncio causou muita confusão e perturbação”, afirma uma fonte próxima.
Harry em “um ótimo lugar”
O repórter real disse que Harry está concentrado em ser um ótimo pai para Archie e Lilibet. De acordo com o escritor, o duque de Sussex também está priorizando sua preparação física e mental, acrescentando que ele treina regularmente com seu personal trainer. Sua rotina também inclui caminhadas regulares, passeios de bicicleta e banhos de gelo.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram