Veja 10 bons alimentos para te ajudar a se recuperar da gripe no frio
Alimentos com propriedades antivirais podem contribuir com a recuperação de quem sofre com resfriados e gripes. Confira as opções!
atualizado
Compartilhar notícia
Na temporada de frio, é comum se deparar com uma sinfonia de tosses, resultante de gripes, resfriados e outras condições respiratórias. Nariz entupido e dores de cabeça, no corpo e na garganta são apenas alguns dos sintomas desses quadros. Embora, por vezes, a vontade de comer desapareça, a alimentação é de suma importância para ajudar o corpo a manter as forças e lutar contra os agentes invasores no organismo.
Em entrevista ao portal estadunidense de saúde e bem-estar Shape, a consultora de nutrição Monica Auslander Moreno enfatizou sobre o resfriado e a gripe serem causados por vírus. Assim, alimentos com propriedades antivirais podem contribuir com a recuperação, em especial, os ricos em nutrientes.
Médica de saúde integrativa, Melinda Ring instrui os indivíduos gripados e resfriados a optarem por frutas e vegetais. Afinal, durante e um pouco após o período da infecção viral, o corpo enfrenta uma escassez temporária de ferro, zinco, cobre, proteínas e de vitaminas. Quem deseja melhorar o quanto antes deve consumir alimentos certos.
“Deficiências nutricionais tornam mais difícil para o corpo combater uma infecção e aumentam o risco de complicações como pneumonia”, expressou Ring. Quando estiver gripado ou resfriado, a nutricionista Kristin Gustashaw orienta eliminar das refeições álcool, cafeína e alimentos gordurosos e ricos em fibras.
Fica o conselho da nutricionista: “Manter-se adequadamente hidratado ajuda a eliminar as toxinas do corpo.”
1. Canja de galinha
Acionada em casos de gripes e resfriados, a canja de galinha oferece ao organismo os nutrientes necessários para combater as infecções virais, além de auxiliar a reduzir a inflamação que desencadeia os sintomas. Kristin Gustashaw recomenda a sopa por trazer na composição sódio, potássio e outras substâncias responsáveis por turbinar a imunidade.
Chamado pela nutricionista como “a estrela principal do show”, o frango soma proteína e zinco, enquanto os legumes integram vitaminas. Mais uma vantagem de comer canja de galinha quando estiver com condições respiratórias decorre dos líquidos quentes serem calmantes para a garganta e aliviarem a congestão nasal.
2. Frutas cítricas
É de praxe indicar o consumo de frutas cítricas, a exemplo de laranja, limão e mexerica, para quem está gripado. Ao comer esses alimentos, sem dúvidas, você irá ingerir boas doses de vitamina C, antioxidante que fortalecer o sistema imunológico. Outras opções potentes são abóbora, mamão, tomate, brócolis, couve, batata-doce e pimentão vermelho.
3. Alho e cebola
Boas fontes de vitamina C, o alho, a cebola e a cebolinha dispõem de propriedades antivirais e eficazes para melhorar a barreira intestinal. “Há muito tempo são reverenciados pela capacidade de ajudar as células ‘assassinas’ naturais a eliminar invasores do corpo”, declarou a consultora de nutrição Monica Auslander Moreno.
Entre os três alimentos, a expert deu evidência para o alho devido apresentar alicina. O principal ativo da planta reúne ativos antibacterianas, antifúngicas, antioxidantes e antiparasitárias, além de ser um antiviral.
4. Chá de gengibre
Segundo as experts, o gengibre ocupa uma das primeiras posições da lista de alimentos indicados para resfriados e gripes. Isso se deve à raiz ter uma substância química chamada sesquiterpenos. O ativo contribui com o alívio da tosse. Outro princípio poderoso da planta é o gingerol, composto anti-inflamatório para combater infecções.
5. Mel
Um superalimento, o mel atingiu esse patamar por curar desde cortes até queimaduras. Aplique-o no ferimento para acelerar a cicatrização e prevenir a região contra contaminações, sugeriu a nutricionista Kristin Gustashaw. Em relação às condições respiratórias, ela ressaltou os benefícios da substância para a garganta.
De acordo com a nutricionista, o mel “cobre” a garganta. O composto nutritivo tende a contribuir com a redução de frequência da tosse e melhorar a função respiratória. Assim como os outros alimentos, a substância produzida pelas abelhas possui fontes antioxidantes e antimicrobianas capazes de espantar vírus, fungos e bactérias do organismo.
6. Kefir
Conforme explicou o médico Mike Roussell, o kefir é repleto de probióticos que turbinam o sistema imunológico, além de colaborar com a diminuição da duração da gripe. O especialista comentou a respeito do alimento dispor de mais proteína em comparação ao iogurte e ao leite. Como regula a digestão, a bebida permite ao corpo absorver o máximo de nutrientes.
O potássio e as vitaminas A e C estão presentes no kefir. Caso não tenha a bebida, vale recorrer a outras opções fermentadas, a exemplo do kombucha. No ponto de vista do médica, deve-se fortalecer o intestino com boas bactérias a fim de prevenir o surgimento de resfriados.
7. Castanha-do-pará
Consumir em torno de 28 gramas de castanha-do-pará oferecerá ao organismo o valor diário de selênio, mineral que fortalece a imunidade. Autor de livros sobre medicina botânica, James A. Duke aconselha ingerir as sementes por ser uma maneira de aumentar a produção de citocinas, isto é, substância com o “poder” de remover o vírus da gripe.
8. Vinho
Quem está gripado ou resfriado pode se render a uma tacinha de vinho tinto. Na composição, a bebida apresenta resveratrol e polifenóis. Ambos os ativos têm características antioxidantes e anti-inflamatórias. Duke garante que quando um vírus ou bactéria entra no sistema, os compostos tratam de combater os agentes invasores.
9. Cogumelos
Para a consultora de nutrição Monica Auslander Moreno, os cogumelos são potentes antivirais devido ao rico conteúdo de vitamina D. Comer esses alimentos ajuda a produzir citocinas, ou seja, uma proteína celular com propriedades capazes de afastar infecções. Já os polissacarídeos presentes nesse tipo de fungos turbinam a imunidade.
10. Carboidratos
“Ingerir carboidratos durante o treinamento físico auxilia no combate a disfunção imunológica e as respostas inflamatórias imunológicas devido aos hormônios do estresse liberados durante o exercício intenso”, sustentou a nutricionista Kristin Gustashaw. Ela salientou sobre esses alimentos colaborarem com o corpo a ficar forte e reagir aos sintomas de resfriado.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.