Vegetal popular protege o coração, rejuvenesce e previne câncer; veja
Rico em vitaminas e minerais, este vegetal traz benefícios para saúde e diminui os riscos de desenvolver câncer. Saiba mais!
atualizado
Compartilhar notícia
Extremamente nutritivo, o espinafre é saudável e pode ser consumido de diversas formas. O vegetal beneficia a saúde dos ossos e dos olhos, reduz os níveis de pressão arterial e ajuda a prevenir o câncer.
Os benefícios do espinafre se devem às vitaminas e minerais que compõem o alimento. O vegetal popular é rico em vitamina C, ferro, potássio, magnésio, vitamina K, fibra, fósforo e tiamina. Além disso, o espinafre oferece compostos vegetais cruciais para o organismo, como luteína, kaempferol, nitratos, quercetina e zeaxantina.
Benefícios do espinafre
Diminui as chances de diabetes
O espinafre pode ajudar a controlar a diabetes por conter ácido alfa-lipóico. De acordo com estudo, o antioxidante reduz os níveis de glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. Além disso, o ácido alfa-lipóico diminui as alterações oxidativas induzidas pelo estresse em pacientes com diabetes.
Previne o câncer
O espinafre contém MGDG e SQDG, que, de acordo com estudos, podem retardar o desenvolvimento do câncer. Segundo os resultados dessa pesquisa, os compostos reduziram o crescimento do tumor no colo do útero de uma pessoa e diminuíram o tamanho do tumor.
Outros pesquisadores notaram uma relação entre o consumo de espinafre e a redução de câncer de próstata. O vegetal também é fonte de antioxidantes – como o kaempferol –, que também são associados à redução do câncer.
Além disso, de acordo com um artigo, o espinafre e outros vegetais que possuem clorofila, pigmento que dá às plantas a cor verde, podem ajudar na prevenção do câncer. Algumas pesquisas apontam partículas anticancerígenas na clorofila, que ajudam a reduzir as chances de desenvolver tumores.
Reduz a pressão arterial
Rico em potássio, o vegetal pode ser eficaz na redução da pressão arterial. O mineral equilibra os efeitos do sódio no organismo e, segundo o site Healthline, a falta de potássio também pode desencadear a pressão alta.
Além disso, o espinafre tem nitratos que também podem promover a saúde do coração, ainda conforme e publicação. O magnésio, presente no vegetal, também regula o ritmo cardíaco e ajuda a equilibrar a pressão arterial.
Colabora para a saúde dos ossos
A ingestão de vitamina K é crucial para a saúde óssea, inclusive, a falta do nutriente foi associada a riscos de fraturas, por isso o espinafre protege os ossos. De acordo com um estudo, a vitamina K também melhora a absorção de cálcio — mineral presente no espinafre.
Contribui para a saúde dos olhos
O espinafre contém zeaxantina e luteína, que melhoram a saúde ocular. Esses compostos orgânicos são carotenóides, que dão cor a alguns vegetais e, segundo um artigo, protegem os olhos dos danos causados pela luz solar
De acordo com outro estudo, a zeaxantina e a luteína atuam na prevenção da degeneração macular e da catarata, que são causas da cegueira.
Mantém a pelo e os cabelos saudáveis
Entre os benefícios do espinafre, está a melhora na aparência da pele e do cabelo. Abundante em vitamina A, o vegetal ajuda a equilibrar a produção de óleo nos poros da pele e nos folículos capilares para hidratar a cútis e os cabelos. Além disso, segundo o site MedicalNewsToday, o nutriente também é necessário para o crescimento dos tecidos do corpo, inclusive da pele e do cabelo.
Além disso, o espinafre é rico em vitamina C e ferro, que ajuda na produção de colágeno e diminui a queda capilar, respectivamente.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram