Vegetal barato e popular ajuda na prevenção do AVC; descubra qual
Com muitos casos de mortes por AVC, pesquisadores descobriram que um vegetal popular ajuda a diminuir as chances de desenvolver a doença
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das principais causas de morte não infecciosa no Brasil, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), ou derrame, ocorre quando o sangue e, consequentemente, o oxigênio não conseguem chegar ao cérebro. Atualmente, existem diversas formas de prevenção da doença. A alimentação é outro fator que impacta consideravelmente.
Recentemente, pesquisadores do Heart Research Institute, na Austrália, fizeram uma pesquisa que mostrou que uma substância química natural encontrada no brócolis pode ajudar a prevenir e tratar o derrame.
Em uma entrevista ao Medical News Today, o médico Xuyu (Johnny) Liu, um dos autores do estudo, disse que “o AVC representa um ônus econômico significativo para o sistema de saúde e custa cerca de US$ 34 bilhões por ano apenas nos Estados Unidos.”
Os gastos são explicados pela quantidade de pessoas que são acometidas com a doença. Em um estudo, descobriram que o Acidente Vascular Cerebral é a segunda principal causa de morte do mundo. “Cerca de 85% desses casos decorrem de um coágulo sanguíneo que obstrui uma artéria que leva ao cérebro, privando-o de nutrientes essenciais”, disse ele.
Os médicos procuraram um anticoagulante natural para ajudar na saúde do coração e perceberam que o brócolis pode ajudar. “O brócolis e outros vegetais crucíferos evoluíram para produzir uma classe exclusiva de produtos naturais conhecidos como isotiocianatos, famosos por suas propriedades quimiopreventivas e neuroprotetoras”, explicou o especialista.
Em outra análise, publicada em 2018, pesquisadores perceberam que o consumo de vegetais crucíferos pode ajudar a prevenir a aterosclerose ou artérias entupidas, um dos principais motivos de AVC e ataque cardíaco.
SegundoLiu, o tPA é um medicamento projetado para tratar tipos específicos de derrame causados por coágulos sanguíneos, mas enzimas e produtos químicos liberados pelos coágulos podem causar a formação de novos coágulos em uma posição semelhante, o que diminui a eficácia.
“Um grande número de anticoagulantes foi investigado em conjunto com o tPA para melhorar a desobstrução do vaso; entretanto, infelizmente, eles elevam o risco de sangramento cerebral – a complicação mais temida da terapia com tPA. Portanto, a identificação de anticoagulantes que possam melhorar o potencial de eliminação de coágulos do tPA, sem causar sangramento excessivo, representaria um grande avanço no tratamento do AVC”, explicou.
De acordo com o especialista, a descoberta do broto de brócolis é inovadora porque triplica a eficácia do tPA e retarda a formação de coágulos que causam derrame. Segundo o estudo, a adição do composto derivado do brócolis ao tPA elevou a taxa de sucesso do medicamento para 60%.
“O aumento significativo na taxa de sucesso sem sangramento perceptível foi surpreendente. Esse efeito sinérgico rivaliza com o dos anticoagulantes e agentes antiplaquetários de melhor desempenho nesse campo; no entanto, ele não prejudica a formação de coágulos que salvam vidas, um recurso que não pode ser alcançado pelos anticoagulantes existentes testados com o tPA”, ressaltou o Dr. Liu.
O estudo mostra como produtos naturais podem ser eficazes na prevenção de doenças. Apesar do resultado positivo da pesquisa, ainda são necessários mais observações para os vegetais serem considerados tratamentos alternativos aos convencionais.
Como não existem contra-indicações para o brócolis, o vegetal pode ser incluído na rotina alimentar para reduzir as chances de ter um derrame.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram