Varizes: entenda a importância do tratamento e veja como prevenir
Especialista revela problemas de saúde que podem ser desencadeados pelas varizes e dá dicas de como prevenir; confira
atualizado
Compartilhar notícia
As varizes incomodam milhares de pessoas por conta da aparência. No entanto, as dilatações anormais das veias não são apenas um incômodo estético, mas representam um problema de saúde que precisa ser tratado. A condição causa dores, cansaço das pernas e, em alguns casos, pode evoluir para úlceras venosas e trombose venosa profunda.
Em entrevista à coluna Claudia Meireles, Tatiana Losada, cirurgiã vascular e angiologista, afirma que as pessoas devem sempre procurar um especialista e tratar as varizes ainda no início para que o quadro não evolua. “O tratamento adequado não só melhora a estética e o bem-estar emocional, mas previne complicações sérias como a trombose, que pode levar a consequências fatais se não diagnosticada e tratada a tempo”, afirma a especialista.
A profissional da saúde também alerta para os problemas que a falta de cuidado com a condição pode acarretar, como tromboflebite (inflamação da veia com formação de coágulo), inchaços persistentes e a possibilidade de ulceração. Além de reduzir os riscos de complicações, Tatiana Losada defende que o tratamento melhora a aparência das pernas e alivia as dores e a sensação de cansaço associados às varizes.
A médica também afirma que algumas práticas fáceis podem prevenir o surgimento das dilatações. “Manter hábitos saudáveis faz toda a diferença na saúde vascular. A indicação é evitar longos períodos na mesma posição, praticar atividades físicas regularmente para estimular a circulação e controlar o peso corporal”, enumera.
Além disso, em casos de maior risco, como momentos que necessitam de muito tempo em pé ou sentado — por exemplo, viagens longas e períodos de trabalho —, Tatiana Losada indica o uso de meias de compressão.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.