Valdson Ramos inaugura mostra individual na Referência Galeria de Arte
Nesse sábado (27/1), o artista goiano Valdson Ramos apresentou a exposição Abaixo do Sol, acima da Terra na Referência Galeria de Arte
atualizado
Compartilhar notícia
Com curadoria de Paulo Henrique Silva, a exposição Abaixo do Sol, acima da Terra, do renomado artista goiano Valdson Ramos, foi inaugurada nesse sábado (27/1), na Referência Galeria de Arte. A mostra conta com desenhos, esculturas e um vídeo instalação, que começaram a ser produzidos em 2022.
Esta é a terceira individual do artista e a primeira em Brasília. Por meio dos trabalhos, Valdson propõe uma reflexão sobre o uso da religião como instrumento de manipulação e opressão, com uma narrativa poética impregnada de iconografia religiosa, sobretudo a católica.
“A proposta foi fazer algo que trouxesse uma certa verdade, eu queria muito falar desse tema, que perpassa a minha vida e a minha infância com a presença da religiosidade e desse mundo social”, ressaltou.
Com uma técnica peculiar, o artista desenha com vinho canônico diluído em água benta e aquarela. Tanto o vinho, quanto a água benta são importantes símbolos de rituais religiosos. Segundo o artista, o trabalho passa pela espiritualidade e pelos elementos religiosos para discutir a religião em campos sociais e políticos.
A mostra fica em cartaz na galeria até 2 de março, com horários de visitação de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábado, das 10h às 15h. Em 24 de fevereiro, sábado, às 11h, a Referência Galeria de Arte receberá o público para uma conversa com o artista e o curador. Com entrada gratuita, a fala abordará temas como processos de produção, religião e arte. “Falta um pouco de diálogo, e, de certa forma, eu quero dialogar nesse sentido, entre religiosidade e arte contemporânea”, enfatizou Valdson.
À frente da galeria, Onice Moraes preza por fortalecer o universo artístico e valorizar o trabalho dos artistas do Centro-Oeste. “Me falaram que eu tinha que conhecer o trabalho do Valdes. Ele veio aqui em uma exposição e depois veio mostrar o trabalho dele. Eu fiquei encantada, é muito especial”, destacou a galerista.
A inauguração da exposição mostrou que as obras de Valdson Ramos são provocativas e prometem movimentar a cena cultural de Brasília.
Confira os clicks de Pedro Iff:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram