metropoles.com

Vai viajar? Influencer cita 6 países da África que você deve conhecer

A influencer Letícia Pavim, de 24 anos, já conheceu 24 países. A pernambucana se encantou por alguns destinos do continente africano

atualizado

Compartilhar notícia

Imagem cedida ao Metrópoles
Foto colorida de mulher tirando foto perto de uma girafa - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher tirando foto perto de uma girafa - Metrópoles - Foto: Imagem cedida ao Metrópoles

Na infância, quem gosta de crianças imagina se tornar pediatra quando adulto; os pequenos admiradores de animais sonham em “virar” veterinários; e os pimpolhos interessados em cozinhar se veem no comando de um restaurante. Quando menina, Letícia Pavim, de 24 anos, desenvolveu um fascínio por viajar, talvez pela sua mãe ter uma agência de turismo. Passadas mais de duas décadas, essa paixão não foi embora, ou melhor, só aumentou e, atualmente, ela definiu como meta de vida: “Visitar todos os países do mundo”.

Ao todo, são 193 países. Letícia já conheceu 24 deles. Ou seja, faltam 169. Enquanto não está arrumando as malas nem fazendo check-in, a pernambucana abriu um espaço na agenda de embarques e desembarques para conversar com a coluna Claudia Meireles. Formada em relações internacionais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ela se encantou por um continente em especial: a África. Durante essa conexão, seis nações conquistaram o coração da influenciadora.

Foto colorida de mulher tirando fotos perto de pirâmides - Metrópoles
A pernambucana no Egito, em 2019

Desejo de quebrar estereótipos

Antes de transitar e criar um vínculo com essas seis nações, Letícia pisou no continente africano pela primeira vez ao fazer um intercâmbio pelo Egito, em 2019. Na avaliação da pernambucana, desbravar a terra fértil a fez “abrir os olhos”. “Lá, eu fiquei fascinada pelo mundo. Estive tão impactada com as diferenças culturais, que eram enormes, e tive sede de mais, principalmente com o desejo de quebrar os estereótipos de países que as pessoas geralmente não pensam em ir”, recorda.

Nas fotos feitas à época do intercâmbio, Letícia Pavim rememora ter mostrado aos seguidores e conhecidos que o Egito “não se resumia a pirâmides e perigo”. Ficar um mês e meio na nação apelidada de terra fértil deixou a pernambucana com o gostinho de “mergulhar” mais no continente africano e se conectar com a cultura da maioria dos lugares: “Para mim, era um grande sonho conhecer melhor sobre esse continente tão plural de 54 países que eu havia conhecido apenas um.”

Foto colorida de mulher de óculos escuros perto de um balão - Metrópoles
O segundo intercâmbio de Letícia foi para o Egito

“Por ser internacionalista, sempre tive em mente que cada país é muito mais complexo do que imaginamos e não podemos generalizar ao colocar estereótipos neles”, pondera. Ela revela se incomodar em como as pessoas se referem ao continente africano chamando-o apenas de “África”. “Falam como se fosse uma coisa só e geralmente resumida em três palavras: perigo, pobreza e safáris. Mesmo antes de visitá-los, eu sabia que eram muito mais que isso”, completa.

Combo de países

A influenciadora alega ter ficado “perdidamente apaixonada” ao viajar pelo combo de seis países: Etiópia, Malawi, Moçambique, Angola, Tanzânia e Quênia. Ao explorar as maravilhas dos destinos, Letícia Pavim obteve uma certeza para toda a vida. “É essa vida que eu quero: em movimento e conhecendo novas culturas, expandindo meus cinco sentidos, me conectando com pessoas e transformando positivamente por onde eu passar”, reitera a influencer.

Abaixo, confira o que surpreendeu a pernambucana ao conhecer esses cinco países:

Foto colorida de mulher com camelo - Metrópoles
A influencer quis conhecer mais países da África ao fazer um intercâmbio pelo Egito

1. Etiópia

De acordo com Letícia, a Etiópia é um “país completamente autêntico por ter a cultura extremamente preservada, já que nunca foram colonizados”. Ela ficou fascinada pela nação reunir povos com a cultura “totalmente mantida e reverberada”. “Comidas, roupas, danças, lugares únicos, eles têm os esqueletos mais antigos do mundo”, lista. Não passou despercebido pela influencer de viagens o sabor do café etíope. “Lá tem rituais incríveis, um país realmente fascinante”, acrescenta.

Foto colorida de mulher fazendo tirolesa - Metrópoles
Aventura de Letícia Pavim pela Etiópia

2. Malawi

“País muito pequeno, mas com muito a se ver”, descreve a internacionalista sobre o Malawi. Letícia frisa que os malawianos são “extremamente gentis”. “Não à toa, o slogan do país é The warm heart of Africa [O coração quente da África, em tradução livre]”, relata. À época em que viajou pelo destino, a internacionalista ficou hospedada em uma tenda de luxo: “Era no meio de uma reserva natural, chamada Majete Wildlife, com todos os animais da selva vivendo livremente, como leões, elefantes, búfalos e girafas.”

Outra boa recordação da pernambucana foi ter se hospedado em uma ilha paradisíaca, batizada de Mumbo Island. “Na verdade, era o Lake Malawi de água cristalina e foi um sonho de lugar”, relembra.

Foto colorida de mulher olhando elefantes - Metrópoles
Uma das estadias de Letícia Pavim pelo país foi no Majete Wildlife
Foto colorida de mulher olhando vista do mar - Metrópoles
A internacionalista encantada com as belezas do Malawi

3. Moçambique

Ao longo da viagem pelo país, um detalhe impressionou Letícia Pavim: “Fiquei surpresa de como os moçambicanos são parecidos com os brasileiros, são extremamente amigáveis, abertos, carinhosos e divertidos. Tudo é motivo de festa”. A influenciadora salientou quanto a nação somar praias lindas “tanto de mar quanto de lagos”. Outro tópico destacado pela pernambucana envolve a saborosa culinária: “A comida é maravilhosa.”

Foto colorida de mulher perto de escultura de globo - Metrópoles
O sonho da influenciadora é conhecer todos os países do mundo

4. Angola

Durante a estadia pela Angola, a influencer confessa ter ficado “maravilhada” com as Quedas de Calandula. “São cachoeiras enormes com arco-íris. Realmente, um grande monumento”, recapitula. Aos turistas, ela aconselha como parada obrigatória fazer um passeio pelo Deserto de Namibe. “É extraordinário devido às dunas se encontrarem com o mar. Uma paisagem de tirar o fôlego”, confidencia.

Foto colorida de mulher em cachoeira com arco-íris - Metrópoles
A pernambucana nas Quedas de Calandula, em Angola

5. Tanzânia

Letícia se diz “completamente apaixonada e surpresa” com a beleza do mar de Zanzibar, uma ilha famosa do país. “Nunca vi nada igual; existem vários passeios pelo local para quem deseja admirar e curtir muito a paisagem paradisíaca. Recomendo fortemente que faça o passeio de um dia na Mnemba Island. Foi um dos melhores dias da minha vida”, explana a internacionalista.

Foto colorida de mulher alimentando tartarugas - Metrópoles
Letícia Pavim é apaixonada por viagens e compartilha dicas nas redes sociais

6. Quênia

Seguindo o tópico “melhor da vida”, a influenciadora evidencia quanto ao Quênia ser considerado a “mãe” dos safáris. “Lá, realmente, eu fiz o mais incrível. Foi em Maasai Mara, onde via todos os animais possíveis no meio da Savana, vivendo livremente”, acentua. Letícia detalha que essa experiência está entre “os dias mais lindos” de toda a trajetória. “Além de ter amado conhecer o povo Maasai, um dos povos mais famosos do continente africano e que preserva a cultura autêntica e tradições até hoje”, finaliza.

Foto colorida de mulher e homens posando para fotografias - Metrópoles
A internacionalista com os povos Maasai, do Quênia

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?