Vai viajar? Confira dicas úteis para manter os seus cabelos saudáveis
O hair stylist Adriano Gonçalves explica que pequenas precauções são fundamentais para manter os cabelos saudáveis antes e depois da viagem
atualizado
Compartilhar notícia
Começo do ano é aquela época que grande parte das pessoas tiram férias e decidem viajar para relaxar. Alguns escolhem destinos praianos. Outros, por sua vez, preferem locais com clubes. Mesmo que o desejo seja descansar, é importante que os cuidados com os cabelos sigam os mesmos para manter a saúde (e beleza!) dos fios.
O hair stylist Adriano Gonçalves afirma que pequenas precauções fazem a diferença quando o passeio acabar e, assim, ajuda a evitar danos graves. O primeiro conselho é dar uma pausa no uso de chapinhas e secadores. Eles contribuem com os danos aos fios, que já estarão naturalmente expostos ao calor. Essa dica vale para todos os tipos de cabelos, com ou sem química.
“Antes de ir à praia ou à piscina, não deixe de nutrir seus fios. Use cremes e faça umectação com óleos. No último caso, faça a aplicação da raiz às pontas e deixe agir por duas horas. Existem diversos produtos que ajudam nessa missão. Minha dica é optar pelos mais concentrados. Não se esqueça de usar chapéu, além de trazer elegância para seu look de praia, será um protetor das suas madeixas”, disse.
Adriano explica que o sal da água do mar causa desidratação no cabelo pelo teor do PH, acima de 8, e faz com que as cutículas dos fios se descasquem. Já o cloro da piscina causa estragos, principalmente, nas madeixas tingidas, pois a sua ação oxidante pode clarear os fios.
“Para evitar os estragos, a hidratação é fundamental. O cloro ainda prejudica os aminoácidos dos fios, o que pode ser danoso à força natural. Para evitar, use uma touca de natação, mas é possível também molhar os fios com água potável antes de entrar no mar ou piscina. Isso fará com que as madeixas absorvam menos água do que se estivessem secas. Depois da exposição ao sal marítimo ou ao elemento químico, lave seu cabelo imediatamente”, acrescentou.
Sobre a proteção, o especialista afirma que o leave-in não pode ser dispensado ao se expor ao sol, principalmente quando os fios estão descoloridos. Além da proteção térmica, ele ajuda na recuperação capilar, fecha a cutícula, protege dos raios UV e previne os desgastes dos cabelos tratados quimicamente. Esse produto é rico em composições que beneficiam a hidratação, por isso, passe antes de sair de casa.
“Se o seu cabelo teve contato com o sal marinho, ou com o cloro, o indicado é lavar assim que chegar em casa. Ao ter esse cuidado, você evita que esses componentes penetrem nos fios e ajuda a reduzir os danos. Outra dica é apostar em shampoos antirresíduos”, comentou.
Cabelos loiros
Durante o verão, a atenção com os cabelos loiros deve ser redobrada. A exposição ao sol, cloro ou água do mar pode causar danos à coloração e à saúde dos fios. Quando não tem o devido cuidado, os agentes externos provocam ressecamento, quebras e podem acabar com o brilho.
“Nesse período, não deixe de lado a hidratação. Para as loiras, essa é a parte mais importante, porque os fios precisam de água e nutrientes, e ao hidratá-los você proporciona isso a eles. Lembre-se: se desbotar ou amarelar, procure o salão para receber os cuidados que vão recuperar a cor. Normalmente, são indicados produtos que vão restaurar e devolver a beleza dos seus cabelos”, concluiu.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram