Universidade sueca descobre 32 tipos de câncer atrelados à obesidade
No Brasil, a Associação Brasileira para o Estudo de Obesidade (Abeso) revelou que o índice de pessoas obesas aumentou 72%
atualizado
Compartilhar notícia
A Associação Brasileira para o Estudo de Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) revelou que, no Brasil, o índice de pessoas obesas aumentou 72% nos últimos 13 anos.
Para além das inúmeras preocupações ligadas aos maus hábitos alimentares, agora, um novo estudo, realizado pela Universidade Sueca de Lund, descobriu que cerca de 32 tipos de câncer estão atrelados à essa doença.
A nova descoberta foi amplamente divulgada pela imprensa internacional, tendo, inclusive, o portal Daily Mail replicado o resultado do relatório sueco na íntegra. De acordo com a publicação, o estudo envolveu 4,1 milhões de adultos, que tiveram o peso e estilo de vida monitorados por cerca de 40 anos.
Durante esse período, os especialistas conseguiram identificar cerca de 332.500 casos de câncer. Entre os diagnósticos encontrados, 40% dos casos pareciam ter relação com o excesso de gordura dos participantes. Segundo a pesquisadora responsável pelo estudo, Ming Sun, alguns dos tipos de câncer atrelados à obesidade nunca foram investigados sob essa ótica.
“Nossas descobertas sugerem que o impacto da obesidade no câncer pode ser maior do que se sabia anteriormente, na medida em que é um fator de risco para mais tipos de câncer, especialmente os de tipo mais raro”, explica.
A especialista ainda pede que as autoridades sejam responsáveis por observar os índices de obesidade das populações, a fim de promover programas e políticas públicas com foco na qualidade de vida.
“A implementação de medidas de saúde pública que permitam e defendam um estilo de vida saudável são essenciais para enfrentar a epidemia de obesidade e o seu já conhecido efeito prejudicial sobre os resultados de saúde”, concluiu.
Novas descobertas
Em 2016, a Agência Internacional da Pesquisa do Câncer realizou um estudo que associou a obesidade e o câncer. À época, a pesquisa encontrou 13 tipos de câncer ligados ao excesso de gordura corporal, bem menos da metade do resultado encontrado pela equipe sueca — que revelou 32 tipos de câncer ligados à epidemia da obesidade.
Segundo os pesquisadores da Universidade Sueca de Lund, a lista inclui o câncer de mama, intestino, útero e rins. Pela primeira vez, tipos de câncer como o melanoma maligno, tumores gástricos, câncer das glândulas pituitárias, de vulva e pênis, além dos que afetam cabeça e pescoço, também foram relacionados a maus hábitos alimentares.
Ainda acordo com o estudo, para cada cinco pontos a mais no Índice de Massa Corporal (IMC), medida que calcula a relação entre o peso e a altura de uma pessoa, o risco de desenvolver câncer aumenta em 24% nos homens e 12% nas mulheres.
Além disso, os cientistas também explicam que a obesidade aumenta o risco de câncer devido a fatores como inflamação crônica, alterações no metabolismo e produção de hormônios.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram