Uma dose de bebida alcoólica por dia pode aumentar a pressão, afirma estudo
Análise feita pela American Heart Association (AHA) sugere que qualquer quantidade de bebida alcoólica pode levar à pressão alta
atualizado
Compartilhar notícia
Uma notícia desanimadora para aqueles que gostam de tomar uma taça de vinho ou um drink para relaxar. De acordo com um artigo publicado no portal Health, apenas uma dose de qualquer bebida alcoólica por dia pode afetar negativamente a pressão arterial.
A análise, feita pela American Heart Association (AHA), sugere que beber qualquer quantidade de álcool diariamente pode levar à pressão alta. “O impacto direto é conhecido há anos, mas a verdadeira questão que tem incomodado é o que acontece com a pressão arterial com baixos níveis de ingestão”, disse Paul K. Whelton, MD, MSc , coautor do estudo.
Whelton e a equipe revisaram milhares de teses, além de grupos envolvendo cerca de 20 mil participantes com consumo leve a moderado de álcool em diferentes continentes, incluindo América do Norte e Ásia. Os pesquisadores constataram que existe uma relação linear desde o nível mais baixo de ingestão até o nível mais alto, principalmente para a pressão arterial sistólica — que é o maior valor verificado durante a aferição.
Paul K. Whelton ressaltou que o risco é consistente, independentemente do indivíduo beber vinho, cerveja ou outro tipo de drinque em maior porcentagem.
“Para as pessoas (com e sem hipertensão), o consumo de álcool aumenta a pressão arterial”, disse Cheng-Han Chen, cardiologista intervencionista. O especialista ainda acrescenta que beber pode contribuir para o risco de problemas cardíacos. “Em pacientes atualmente com hipertensão, beber pode aumentar ainda mais o risco de doenças como ataque cardíaco ou derrame”, disse ele para a Health.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram