metropoles.com

Um ou até três? Médicas dizem quantas vezes pode tomar banho por dia

A coluna tirou algumas dúvidas sobre o banho com as dermatologistas Patricia Rittes e Ludimila Resende, ambas de São Paulo

atualizado

Compartilhar notícia

Catherine Falls Commercial/Getty Images
Foto colorida de homem tomando banho - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de homem tomando banho - Metrópoles - Foto: Catherine Falls Commercial/Getty Images

Ao longo de um dia, você costuma tomar banho quantas vezes? Saiba que essa resposta pode dizer muito sobre a saúde da sua pele, conforme explicam as dermatologistas Patricia Rittes e Ludimila Resende, ambas de São Paulo. De acordo com as médicas, o mais aconselhável é fazê-lo apenas uma vez em 24h.

“O ideal é tomar um banho só por dia, não deveria ser dois”, explica Patricia à coluna Claudia Meireles. Ela destaca não ser necessário repetir o gesto ao longo de um dia: “Não precisa, porque você se limpa muito bem”. A médica frisa sobre a pele ter um equilíbrio de bactérias “boas e ruins”, e a higienização em excesso tende a gerar uma desarmonia.

Foto colorida de tomar banho - Metrópoles
As médicas aconselham a tomar apenas um banho por dia

Ludimila também defende ser desnecessário tomar dois banhos diários. “Pode ser até prejudicial para a pele, que tem uma lubrificação natural, importante por manter a hidratação”, esclarece a dermatologista. A médica acrescenta sobre a cútis dispor de um microbioma que deve “estar em equilíbrio.”

“O importante é realmente fazer uma única limpeza para não ter mais bactérias ruins do que as boas”, aponta Patricia. Ludimila elenca as consequências que surgem decorrentes das alterações no microbioma da cútis: “Quando há um desequilíbrio da população de bactérias na pele, pode propiciar o surgimento de alergias e dermatites.”

A dermatologista Patricia Rittes salienta que tomar banho pela segunda vez ao longo de um dia é recomendado em situações específicas, a exemplo de “estar muito sujo por ralar no asfalto”. A médica prossegue: “Agora, para controlar as bactérias, um banho é suficiente”.

Foto de mulher cheirando a axila - Metrópoles
O sabonete só pode ser aplicado em áreas com odor ou sujidades, conforme argumenta a dermatologista

Outro cenário peculiar que permite mais de uma higienização diária é morar em lugares com altas temperaturas. Entretanto, a dermatologista faz um adendo: “Nesse caso, a pessoa transpira demais e ela pode tomar um segundo banho, só que é uma chuveirada de três minutos. Realmente, apenas passar uma água.”

Quanto à temperatura ideal da água do banho, Ludimila enfatiza a respeito de ser “morna”. “A água quente favorece o ressecamento da pele”, reforça. Ela recomenda não usar bucha na cútis por remover a lubrificação natural. Em relação ao sabonete, a dermatologista orienta utilizar o produto em “áreas com odor ou em áreas de sujidades.”

“Sabonete somente nas partes íntimas, porque quanto mais água e sabão, pior para a pele sempre”, complementa Patricia Rittes. A médica Ludimila Resende dá um conselho de cuidado com a cútis para o momento pós-banho: “É o momento ideal para aplicar o hidratante como forma de fortalecer a nossa barreira cutânea.”

Foto colorida de uma mulher no chuveiro tomando banho de olhos fechados - Metrópoles
Ao tomar banho, a temperatura da água deve ser morna

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?