Tudo o que você precisa saber para aproveitar as Olimpíadas de Paris
A 100 dias do início das Olimpíadas de Paris 2024, veja o que você precisa saber para curtir e aproveitar o evento
atualizado
Compartilhar notícia
A tocha olímpica foi acesa na última terça-feira (16/4) e está a caminho da Grécia – antiga Olímpia – para Paris, cidade que sediará as Olimpíadas, que iniciará em 26 de julho e se estenderá até 11 de agosto.
Daqui a 100 dias, ocorrerá a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Paris, que será realizada no rio Sena. A viagem de barco percorrerá 6 km de leste a oeste. Pela primeira vez na história olímpica, o evento será realizado fora do estádio principal. Durante a abertura, os atletas presentes passarão por atrações turísticas, como Notre-Dame e Louvre.
O renomado campeonato esportivo contará com 10.500 atletas, que disputarão 329 provas de 32 esportes. Esses competidores representarão mais de 206 países nas Olimpíadas. A estimativa é que mais de 15 milhões de turistas viajem para Paris para os jogos.
Novos esportes nas olimpíadas
O breakdance e a canoagem slalom são novas modalidades no evento. As provas de break consistirão batalhas solo, nas quais os dançarinos improvisarão ao som das faixas do DJ. O esporte foi introduzido primeiramente nas Olimpíadas da Juventude de 2018 e, agora, estará em Paris.
Além de adicionarem os dois esportes, também retiraram dois desde Tóquio 2020: o caratê e o beisebol.
Como o Brasil quebrou recorde de medalhas na história de suas participações em Tóquio, as expectativas dos brasileiros e dos atletas estão altas para as provas nas Olimpíadas de Paris.
Preparativos para as Olimpíadas em Paris
O Stade de France sediará o atletismo e a cerimônia de encerramento, mas terão 15 instalações no centro de Paris para alocar outras competições. As provas de ciclismo, por exemplo, serão na Pont d’Iena, com partida e chegada no Hotel de Ville e Les Invalides.
Além disso, as provas de natação serão no rio Sena e poderão sofrer alterações por conta das condições climáticas, que podem afetar a qualidade da água.
Com a iniciativa de reduzir a emissão de carbono durante a produção das Olimpíadas, os organizadores optaram por utilizar instalações provisórias ou que necessitavam de reformas em 95% dos espaços. A única nova instalação construída especificamente para os Jogos é o centro aquático.
Para divulgar o evento, cartazes de Paris 2024 foram exibidos nas estações de metrô na última terça-feira (16/4). Algumas homenagens ao evento também tomaram conta de alguns monumentos na cidade.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram