Truque do TikTok para fazer covinha fake no rosto causa polêmica
Um vídeo com mais de 7 milhões de visualizações mostra uma jovem ensinando o passo a passo de como criar covinhas em si mesma
atualizado
Compartilhar notícia
A comunidade do TikTok é bastante criativa, disso nós sabemos. No entanto, às vezes, os usuários da rede social ultrapassam os limites. O truque de beleza que vem sendo muito comentado nos últimos dias é “como obter covinhas”. Quem mostra é a tiktoker Arwa, que compartilhou a solução (um pouco duvidosa) para criar os famosos “buraquinhos faciais” em si mesma.
O vídeo publicado pela jovem já acumula mais de 7 milhões de visualizações. No tutorial, ela começa afundando um dedo em cada maçã do rosto por 30 segundos e torcendo para frente e para trás em um movimento circular. Em seguida, ela repete o processo com um lápis para boca em cada lado, conforme vemos a seguir:
@arwaakhu Reply to @selen_gue naturally get dimples #foryou #dimples #tips #hacks #selfcare ♬ original sound – ⬲
Ao fim, Arwa sorri para a câmera enquanto mostra suas covinhas recém-feitas.
Cuidado!
Embora a tiktoker tenha se mostrado satisfeita com a técnica, a publicação não tem agradado aos profissionais da área da saúde. Para a famosa dermatologista americana Melaine Palm, esse truque não é tão infalível assim. Ela disse ao portal Allure que as covinhas, na verdade, são “categorizadas como um traço facial único”, o que significa que “não há realmente uma maneira de alcançar esse resultado de forma não invasiva ou minimamente invasiva”.
No entanto, há o caminho cirúrgico. Conforme a médica explica, isso envolveria “colar ou separar tecidos moles, músculos e tecidos conjuntivos”, mas mesmo esses resultados não se comparam à aparência natural.
Quanto ao método do TikTok, Melaine garante que é apenas um efeito temporário na “melhor das hipóteses”. Já a dermatologista Tracy Evans acredita que o método é “completamente falso”.
Por fim, a médica de mesma especialidade Azadeh Shirazi cita a dimpleplastia, um procedimento de 30 minutos minimamente invasivo que cria covinhas nas bochechas. Ela falou ao portal que, após a aplicação de um anestésico local na metade inferior do rosto, “uma pequena incisão de cerca de dois centímetros é feita no interior da bochecha do paciente para evitar cicatrizes na pele externa”. Essa incisão é seguida pela remoção de uma parte do músculo da bochecha, mas “o músculo restante [ainda] está preso à parte inferior da pele”.
Entretanto, pessoas que buscam pelo procedimento podem se deparar com alguns efeitos colaterais, como inchaço e hematomas. “A covinha pode parecer mais profunda antes de assentar e parecer mais natural depois de três a seis meses”, explicou a médica.
Podemos concluir que, em suma, é humanamente impossível criar covinhas apenas com truques do TikTok. E todo cuidado é pouco, visto que hacks de beleza descritos como milagrosos e compartilhados sem moderação na rede social podem ser extremamente prejudiciais à saúde.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.