Três alimentos que mulheres na menopausa podem incluir na dieta
As nutricionistas Manoela Menegazzo e Gisele de Faria listaram três alimentos que podem contribuir para o bem-estar durante a menopausa
atualizado
Compartilhar notícia
Além do tabu, há um temor em torno do tema menopausa devido à condição ocasionar efeitos indesejados no corpo, como as ondas de calor, distúrbios no sono, ansiedade, menstruação irregular e secura vaginal. Minimizar os sintomas envolve adotar medidas simples, a exemplo de manter uma alimentação saudável e incluir determinadas opções na dieta.
Segundo as nutricionistas Gisele de Faria e Manoela Menegazzo, à frente do perfil Cozinhando para Elas, a alimentação pode contribuir para o bem-estar durante a menopausa. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, as especialistas em nutrição de Florianópolis (SC) sugeriram que as mulheres adicionem três alimentos à dieta ao longo dessa etapa da vida.
O alimento que ocupa o topo da lista feita pelas nutricionistas é a linhaça. “Rica em fitoestrógenos e ômega 3, a semente auxilia na regulação hormonal e na saúde cardiovascular”, explicam Manoela e Gisele.
Na segunda colocação estão os peixes. “São excelentes fontes de ômega 3, contribuem para a saúde do coração e têm efeito anti-inflamatório”, salientam as experts.
Finalizando o trio de alimentos, as nutricionistas indicaram as mulheres na fase da menopausa a comerem vegetais verde-escuros, como o espinafre e a couve. Elas detalharam quanto a essas opções trazerem na composição cálcio e magnésio, minerais capazes de ajudar na manutenção da saúde óssea.
“Alimentos ricos em fitoestrógenos — linhaça e soja — favorecem a regulação hormonal. Já as fontes de cálcio e vitamina D, como laticínios e vegetais verde-escuros, são essenciais para manter a saúde óssea. Além disso, os que trazem ômega 3, a exemplo dos peixes, atuam como anti-inflamatórios naturais que ajudam na saúde cardiovascular”, mencionam.
De acordo com Gisele e Manoela, os alimentos com teor de óxido nítrico — por exemplo, a melancia e o espinafre — podem ser auxiliares no controle de sintomas. É o caso dos fogachos, resultantes da dilatação abrupta dos vasos sanguíneos. As especialistas batem na tecla quanto à alimentação ter um papel fundamental durante o climatério e a menopausa.
A alimentação possibilita amenizar alguns sintomas, como os fogachos, alterações de humor, ganho de peso e insônia. “Com uma alimentação adequada para essa fase da vida e a inclusão de alimentos específicos, é possível melhorar também a saúde óssea e cardiovascular, que ficam comprometidas devido às alterações hormonais e metabólicas”, concluem as experts.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.