Treinador José Alves fala da importância da musculação para o corpo
“Uma rotina ideal seria se colocar como prioridade, tirando 30 minutos do seu dia para se cuidar”, frisa o profissional
atualizado
Compartilhar notícia
Um estudo publicado em setembro do ano passado pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, apontou que a musculação pode aumentar a expectativa de vida, principalmente quando conciliada com exercícios aeróbicos. Os pesquisadores constataram que indivíduos que fizeram atividade com peso uma ou duas vezes na semana tiveram uma queda de até 22% no risco de morrer precocemente por doenças, com exceção de câncer.
Quem só realizava atividades aeróbicas, por sua vez, tinha 34% menos chances de morte precoce. Já as pessoas que praticavam os dois tipos de exercícios semanalmente apresentaram os melhores resultados, com risco até 47% menor em comparação aos sedentários.
Esses dados apontam que os benefícios do levantamento de peso vão muito além da estética, embora muitas pessoas frequentem as academias em busca de uma melhor forma física. Como saber, então, se o que eu estou praticando é considerado, realmente, musculação?
À Coluna Claudia Meireles, o personal trainer José Alves responde a pergunta: “A musculação pode ser entendida como a capacidade de vencer, sustentar ou ceder a uma carga. Ela é considerada um exercício físico, pois é prescrita de forma sistematizada.”
Segundo ele, a capacidade de fazer força está intimamente ligada à longevidade. “Vários estudos apontam melhora na pressão arterial, triglicérides, glicemia, densidade mineral óssea, entre outros”, diz.
Ganho de massa muscular, melhora do condicionamento cardiorrespiratório, redução de gordura, prevenção de problemas cardíacos e respiratórios e combate à osteoporose são outras vantagens de praticar a modalidade.
Para o especialista, todo mundo deveria realizar essa atividade física, desde que não se tenha nenhuma contraindicação médica. “Quanto antes começar, melhor. Procure um bom profissional para que a atividade se torne fácil e prazerosa”, dá a dica.
A musculação pode ser feita com o peso do próprio corpo?
Na concepção do personal trainer, sim. “O peso do próprio corpo já pode ser entendido como sobrecarga”, explica ele. E os benefícios de treinar dessa forma começam já na independência de malhar quando e onde quiser.
Outro ponto que vale ser mencionado é que esse tipo de atividade acaba acionando ainda mais a capacidade de coordenação motora, além da consciência corporal.
Leia: Saiba como intensificar o treino usando apenas o peso do próprio corpo
E se você é do tipo de pessoa que “detesta” a modalidade, saiba que há, sim, alternativas à musculação.
José Alves menciona duas: o crossfit e o treinamento funcional. O primeiro é um mix entre treinamentos funcionais, ginástica, atletismo e levantamento de peso, tudo em nível intenso para alcançar os objetivos propostos. O segundo envolve treinar o corpo para desenvolver capacidades funcionais necessárias às atividades do dia a dia, como saltar, agachar, empurrar, puxar, correr, levantar e arremessar.
Devo fazer musculação quantas vezes por semana?
O profissional fala que a atividade pode ser realizada entre duas a três vezes por semana, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). “Uma rotina ideal seria se colocar como prioridade, tirando 30 minutos do seu dia para se cuidar”, lembra ele.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.