metropoles.com

Tratamento com células-tronco pode desacelerar o envelhecimento

À coluna, o médico Tercio Rocha explica como as células-tronco podem auxiliar em tratamentos de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Prostock-Studio/Getty Images
Antes – 2023-06-30T150348.100
1 de 1 Antes – 2023-06-30T150348.100 - Foto: Prostock-Studio/Getty Images

Você já se perguntou o que faz o cabelo e as unhas voltarem a crescer depois de serem cortados? Por que tomamos banho diariamente e a pele não desgasta? Todos esses processos se devem as células-tronco, unidades biológicas capazes de regenerar o corpo.

De acordo com o médico endocrinologista Tercio Rocha, especialista em medicina regenerativa e anti-aging, a fecundação dos seres humanos vem dessas células e estamos vivos “graças à capacidade de reestruturar todo e qualquer órgão o tempo todo”.

“Tecido nervoso, renal, pulmonar, cardíaco, muscular, vascular, ou seja, toda e qualquer estrutura que temos no nosso organismo pode ser regenerada pelas células-tronco. Logo, toda e qualquer patologia, como doenças inflamatórias, degenerativas, necrosas e sofrimentos celulares, podem ser tratados com essas unidades biológicas”, explica o membro fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME).

As células-tronco são capazes de regenerar o nosso corpo e ajudar no tratamento de vários problemas de saúde

Entre os tratamentos que elas podem auxiliar está o de reduzir as linhas de expressão que aparecem com a chegada dos anos.

Tercio explica que o organismo é composto por trilhões de células-tronco desde o dia em que nascemos, mas, com o passar dos anos, esse número vai caindo.

“Dos 2 anos de idade até o dia que paramos de crescer, elas ainda tem um número realmente imenso, e começa a declinar. A partir dos 19 anos, quando acabamos de crescer até a nossa maturidade, perdemos uma quantidade expressiva de células-tronco, bem como a sua pujança”, elucida.

Com essa diminuição franca e abrupta, a terapia regenerativa pode ser uma grande aliada, à medida que a idade avança. “A partir dos 25 anos, elas começam a cair vertiginosamente, então, a reposição estratégica é capaz de repor esses estoques freando em um percentual muito grande o nosso grau de envelhecimento”, explica o médico graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

O expert acrescenta que essa terapia endovenosa — ministrada diretamente na veia — é “extremamente estratégica e inteligente”, porém, precisa ser alinhada com hábitos de exercícios físicos, dieta, sono regulado, hidratação e suplementação adequadas.

As células-tronco podem ajudar a retardar o envelhecimento da pele

Como as terapias regenerativas são feitas?

As aplicações devem ser feitas em hospital ou clínicas especializadas e podem ser introduzidas, segundo Rocha, de duas maneiras: locais ou sistêmica.

“Nas locais, por exemplo, se eu quero regenerar a minha face posso aplicar 100 milhões no lugar, se quero regenerar o meu joelho, posso aplicar 30 milhões de células-tronco em cada um. Na sistêmica, o número de células vai depender da idade, da altura, do peso, e das situações de comorbidade, como diabetes tipo 2, obesidade, hipertensão, problemas articulares, dores, entre outros”, esclarece.

Na maioria dos casos, a técnica sanduíche é a mais usada no tratamento. “A aplicação via venosa é feita para que haja um efeito de dentro para fora e de fora para dentro, fazendo um ‘sanduíche de células’ e uma regeneração ampla e total de todas as estruturas do tecido que visa tratar”, diz Tercio.

As aplicações devem ser feitas em hospital ou clinicas especializadas

Para as terapias, podem ser utilizadas células-tronco autólogas do tecido gordurosos que, segundo o especialista, tem um terço da nossa idade e, no geral, já perderam parte da sua força e capacidade de regeneração total. A melhor opção são as retiradas da primeira porção do cordão umbilical de bebês recém-nascidos.

“São extremamente seguras, catalogadas e de pujança máxima, porque são as de 0 dias, aquelas capazes de transformar o que era uma célula em indivíduo completo. São consideradas as ‘Ferrari’ das células-troncos”, explana o membro da Sociedade Francesa de Medicina Estética desde 1992.

A terapia regenerativa pode ser um grande aliado a medida que a idade avança

A aplicação, segundo o endocrinologista, é simples, e o indivíduo deve estar com o PH sanguíneo estável.

É necessário que o paciente faça alguns exames de sangue e de imagem para afastar qualquer possibilidade de câncer. “Se não houver tumor sólido em atividade não há contraindicação para aplicar células-tronco. Todo e qualquer pessoa, independente da idade, do sexo, do tamanho, da altura e do peso, pode fazer”, esclarece.

Evitar a má alimentação, cigarro e uso de drogas são fundamentais. “Uma vez respeitado esses parâmetros, consumindo bastante líquido, uso de suplementos alimentares e com seus hormônios em dia, o método pode ser feito”, pondera.

Tratamento de outras doenças

Como explicado pelo profissional, todos nós estamos vivos por conta dessas unidades biológicas que se regeneram diariamente, pois o corpo é formado por tecidos vivos.

“Quando acabam os estoques das células-tronco, recebemos o diagnóstico que nos assusta, que é a falência múltipla de órgãos, porque não existe mais o que regenerar”, enuncia.

Várias enfermidades podem ser tratadas com o auxílio das células-tronco

Alzheimer, autismo, síndromes pós-Covid, perda de massa muscular, cansaço, fibromialgia, depressão, insônia e várias situações clínicas estão entre os tipos de enfermidades que podem ser tratadas com as células-tronco. “A única função delas é regenerar as estruturas presentes em nós que se encontram inflamadas ou em processo de degeneração ou em processo necrótico”, afirma Tercio à Coluna Claudia Meireles.

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?