Top 10 oportunidades para seguir carreira na blockchain em 2022
Confira 10 dicas caso tenha interesse em começar uma carreira na blockchain e entrar no mercado da tecnologia
atualizado
Compartilhar notícia
Sem dúvida, a blockchain foi um recurso inovador que surgiu com as criptomoedas, mais precisamente o Bitcoin. A tecnologia é considerada, por unanimidade, como a base da indústria de criptografia multibilionária. Inclusive, tem sido o pivô em torno do qual o crescente mercado de criptografia continuou a prosperar nos últimos 10 anos.
Com uma lista exclusiva recheada de recursos sem precedentes, a tecnologia blockchain conseguiu capturar o interesse de um número crescente de indivíduos, empresas e entusiastas de tecnologia.
Confira 10 dicas caso tenha interesse em começar uma carreira na blockchain e entrar no mercado da tecnologia. Veja a seguir!
Blockchain Developer
Um diploma de bacharel é o requisito mínimo para um desenvolvedor de blockchain. Ele também precisa ter alguma experiência prévia em programação multilíngue. Os desenvolvedores devem estar cientes da arquitetura, operações, segurança criptográfica e desenvolvimento da web de uma blockchain.
Os profissionais devem ter um conhecimento prático de linguagens de programação, como HTML, JAVA, C++, etc. A hierarquia organizacional dá aos desenvolvedores de blockchain uma posição elevada. Eles são pagos com base no nível de conhecimento e experiência.
Os programadores, que criam dapps (aplicativos descentralizados), são conhecidos como desenvolvedores de blockchain. Esse profissional é responsável por projetar novas infraestruturas, gerenciar arquitetura antiga, estabelecer padrões de segurança, escrever softwares e criar protocolos.
O trabalho engloba dois grupos: desenvolvedores de software em blockchain (software blockchain developers) e desenvolvedores-chave de blockchain (key blockchain developers).
UX Developer
Esta é mais uma opção de carreira empolgante para os fãs de blockchain. Os desenvolvedores de experiência do usuário são responsáveis por criar soluções envolventes, criativas e fáceis de usar para o setor. Dar aos clientes uma interface robusta, que facilite seu trabalho, é o principal objetivo dos desenvolvedores de experiência do usuário.
Os especialistas em experiência do usuário devem possuir habilidades técnicas de alto nível e uma compreensão completa dos conceitos de blockchain. Além disso, como os experts precisam colaborar com vários departamentos, razão para dispor de boas habilidades de comunicação.
Blockchain Quality Engineer
Os especialistas dessa área buscam alcançar os parâmetros de maior qualidade em todos os níveis de trabalho. Os engenheiros de qualidade blockchain são responsáveis por tarefas, como testes manuais, automação, painéis, etc. Para evitar erros e defeitos, eles devem testar cada projeto criado pela empresa.
Em um relatório, o especialista deve informar o departamento relevante sobre os erros detectados. Isso ajuda a eliminar quaisquer problemas com o produto quando estiver finalizado.
Blockchain Architect
Um arquiteto do segmento traz experiência em alocar, desenvolver e integrar os vários componentes de um ecossistema blockchain.
Os potenciais arquitetos de blockchain devem estar por dentro dos desenvolvimentos mais recentes em tecnologia. Isso inclui um forte conhecimento de conceitos de próxima geração, como Web 3.0, tecnologia metaverso e NFTs.
Os técnicos podem se inscrever em programas de treinamento Web 3.0 ou metaverso para aprender mais sobre os principais protocolos desses conceitos.
O ramo também requer bom conhecimento de linguagens de programação, como HTML e Python. Espera-se um know-how a respeito dos assuntos por parte dos arquitetos blockchain.
Project Manager
A conexão de uma entidade comercial com especialistas em blockchain é possível graças a um gerente de projeto.
O profissional precisa ser proficiente em técnicas de gerenciamento de projetos e saber sobre os fundamentos do blockchain para se destacar como um gerente de projeto.
Como os experts servem como um elo entre duas partes, devem ser habilidosos comunicadores. Um gerente de projeto precisa conectar as informações em linguagem simples, a fim de garantir uma melhor compreensão sobre o projeto em pauta.
Blockchain Engineer
A principal responsabilidade de um engenheiro de blockchain é criar aplicativos que atendam aos principais requisitos da empresa. Um profissional qualificado tem uma compreensão completa do ecossistema blockchain e possui fortes habilidades de programação.
Um diploma de bacharel em engenharia é necessário para este cargo. Os engenheiros de blockchain são cruciais para o sucesso de uma empresa, pois desenvolvem aplicativos de usuário que eventualmente definem a reputação da marca no mercado.
Blockchain Analyst
Os analistas de blockchain podem estar envolvidos em duas vertentes: risco e negócios.
Os componentes de risco existentes relacionados ao aplicativo blockchain são encontrados por um analista de risco. Os problemas são revelados após uma investigação completa. Os profissionais identificam possíveis complicações e oferecem soluções.
Blockchain Legal Consultant
O consultor jurídico também deve ter conhecimento sobre contratos inteligentes. Eles devem ter fortes habilidades de comunicação.
Para um consultor jurídico de blockchain, o conhecimento sobre Web 3.0 é considerado uma vantagem adicional.
É vital que as empresas de blockchain compreendam os requisitos legais da indústria para funcionar sem problemas no setor. Os consultores jurídicos de blockchain oferecem orientação a organizações envolvidas em projetos de criptomoedas e lançamentos de produtos. Eles incentivam os clientes a entenderem as diretrizes regulatórias e, também, os ajudam a sincronizar os contratos com os estatutos de seu país.
Crypto Community Manager
Os gerentes da comunidade cripto são cruciais para sustentar os relacionamentos com os clientes e o marketing. Eles coordenam redes, administram e supervisionam métricas de interação em sites e plataformas de mídia social.
Um gerente de comunidade de cripto deve estar familiarizado com as especificidades do projeto para lidar efetivamente com as consultas dos clientes. Graduados em blockchain sem experiência também podem se candidatar a esta posição.
Software engineer
Os engenheiros de software são profissionais em programação. Eles têm experiência em ciência da computação, design de software e outras disciplinas técnicas relevantes. Os profissionais trabalham em campos desafiadores, como finanças e contratos inteligentes. Além disso, a função requer ter conhecimento sobre a linguagem de programação Solidity, computação em nuvem e administração de banco de dados.
Os engenheiros de software blockchain também podem criar soluções voltadas para a evolução e desenvolvimento da Web 3.0 com suas habilidades.
Conclusão
Os benefícios e soluções que a blockchain oferece têm o potencial de revolucionar significativamente os paradigmas do local de trabalho. O segmento proporcionou o aumento do número de empregos. O principal beneficio da blockchain é que os membros da equipe podem trabalhar remotamente sem ter que se mudar e deslocar. Uma solução versátil e econômica para os dias atuais!
(*) Caroline Kalil é consultora de direito digital, investidora de criptomoedas, colecionadora de NFTs com certificação em KYC Blockchain Professional pela Blockchain Council, e blockchain development pela Consensys, além de autora do e-book O Metaverso Simplificado