Tire todas as dúvidas sobre um produto bombado da rotina de skincare
Não se preocupe que a coluna fez uma imersão nas propriedades da fórmula e montou um guia completo para esclarecer as suas dúvidas
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos ingredientes mais populares — e queridinhos — da rotina de skincare se chama vitamina C. Caso não use, saiba que está perdendo os mil e um benefícios de uma eficaz fonte da juventude. A substância merece ter um espaço próprio na hora em que você cuida da pele, conforme recomendam as especialistas entrevistados pela Vogue britânica. A fórmula chega a prevenir o envelhecimento cutâneo.
Aplicar por aplicar a vitamina C não basta, deve-se saber o momento certo de utilizá-la, se pode misturar com outras substâncias e como comprá-la corretamente. Na internet, há uma leva de conteúdos equivocados em torno do ativo, mas não se preocupe que a coluna Claudia Meireles fez uma imersão nas propriedades da fórmula e montou um guia completo para esclarecer as suas principais dúvidas. Confira a seguir:
1 – O que é a vitamina C?
Conhecida por estar presente nas frutas cítricas, a vitamina C é um potente antioxidante que oferece proteção poderosa contra a poluição, danos solares e ambientais, conforme explicou Paula Begoun, fundadora da marca Paula’s Choice Skincare. “É o antioxidante mais abundante encontrado naturalmente na pele, mas se esgota com o passar da idade devido aos danos do sol e ao envelhecimento”, frisou a expert.
2 – O que a vitamina C faz pela cútis?
Os danos à cútis podem ser minimizados ou evitados com a aplicação diária de um bom sérum de vitamina C. A substância estimula a produção de colágeno ajudando a deixar a pele lisa e firme. A fórmula aumenta a eficácia do filtro solar, reduz a inflamação, melhora o processo de cicatrização da derme, além de combater manchas e lesões decorrentes dos raios solares.
“É um ingrediente indispensável para o cuidado da pele. Dá um brilho impecável”, salientou Maryam Zamani, médica especialista em estética facial. A vitamina C existe naturalmente na derme, entretanto o nível da substância reduz com o passar dos anos. De acordo com os experts entrevistados pela Vogue, a aplicação tópica ajuda a repor a quantidade do ativo e a reparar danos a fim de manter a cútis forte, saudável e brilhante por mais tempo.
3 – Como escolher a vitamina C ideal?
Ficar frente a frente com uma prateleira de produtos que trazem na composição a substância pode ser confuso, brincou Emma Craythorne, dermatologista e consultora da SkinCeuticals. “O ácido L-ascórbico é a vitamina C pura, sendo a forma mais estável e eficaz que você encontrará para os cuidados com a pele”, esclareceu.
Quando for comprar um produto com vitamina C, vale ficar atento aos itens da composição. Como uma luz em meio às dúvidas, a expert Paula Begoun citou quais nomenclaturas podem estar na lista de ingredientes. São elas: ácido ascórbico, ascorbil fosfato de sódio, palmitato ascórbico, tetrahexildecil ascorbato, ácido ascórbico estabilizado, 3-O-etil ácido ascórbico, ascorbil palmitato e ascorbil fosfato de magnésio.
4 – Qual a porcentagem de vitamina C deve ser usada?
“Para que um sérum de vitamina C seja eficaz, deve ser formulado com ácido ascórbico puro em um pH ácido na faixa de 2 a 3,5, além de ter uma concentração entre 10% e 20%”, explicou a dermatologista Emma Craythorne. Segundo a médica, o percentual da substância no produto depende das preocupações com a cútis. O nível de 15% ou mais de ácido ascórbico oferece brilho e trata “condições dermatológicas mais teimosas”.
Para manter a saúde e prevenir problemas na cútis, a especialista Paula Begoun enfatiza que mesmo concentrações de 0,6% de vitamina C têm propriedades antioxidantes e antienvelhecimento. Ela afirma que produtos com quantidades mais baixas da substância não deixam de reparar e nutrir a pele.
5 – A vitamina C funciona em todos os níveis de pele?
De acordo com a Vogue britânica, uma das dúvidas mais pesquisadas no Google quanto a vitamina C é se ela causa espinhas ou faz a pele descamar. A resposta para as duas perguntas não pode ser totalmente confirmada, mas as profissionais entrevistadas foram enfáticas ao dizerem: “É improvável que ocorra irritação”.
Entretanto, uma pequena porcentagem pode sentir incômodo temporário ao fazer o uso da fórmula pela primeira vez, especialmente se o produto tiver altas concentrações de ácido ascórbico. Com o tempo, a pele se acostuma e os adeptos da vitamina C tendem a não sentir mais irritações cutâneas. Paula Begoun recomenda introduzir lentamente a substância na rotina de cuidados a fim de monitorar a resposta da derme.
Fundadora de uma marca de itens de skincare, Begoun indica aplicar a substância com pausa entre os dias e aumentar a regularidade conforme ver que a derme está adaptada. “A vitamina C oferece vários benefícios para todos os tipos de cútis, etnias e preocupações com a pele, desde opacidade até manchas escuras, rugas e perda de firmeza”, esclareceu.
6 – O melhor período para usar a vitamina C?
Segundo Maryam Zamani, a maioria das pessoas aplica a vitamina C pela manhã para colher os benefícios antioxidantes da substância durante o dia, período em que há maior exposição aos agentes externos. A médica orienta acrescentar a fórmula nos cuidados noturnos. “De manhã, pode ser usada para combater os danos oxidativos da exposição aos raios ultravioletas e à noite, repara a pele enquanto dorme”, reforça.
7 – Misturar a vitamina C com outras fórmulas aumenta a eficácia?
Não se espante se encontrar conteúdos sobre a vitamina C ser incompatível com algumas fórmulas, por exemplo, o retinol. Pesquisas mostram o inverso que, no caso, as duas substâncias atuam em sinergia para criar uma pele bonita e saudável. Conforme citou a Vogue, estudos de referência trazem que aplicar os dois ativos ao mesmo tempo previne o envelhecimento cutâneo, em especial, entre mulheres na menopausa.
“Você pode aplicar a vitamina C com retinol, niacinamida, peptídeos e esfoliantes AHA e BHA. Não há um único ingrediente com o qual não deva ser usado”, evidenciou Paula Begoun, fundadora da marca homônima de skincare.
8 – Quais são os melhores produtos?
Os produtos de vitamina C com a melhor eficácia são em forma de sérum e também trazem na composição outros antioxidantes, como vitamina E ou ácido ferúlico. Também dá para usar a substância em cremes e limpadores. Fica o lembrete que o ativo se decompõe quando exposto à luz ou ao ar. Para preservar o ingrediente, as embalagens devem ter a cor escura.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.