Terapeuta dá dicas de como vencer efeitos negativos da pandemia com óleos
Elise Dalmaso ensina também como usufruir dos óleos essenciais nos pets. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
A Sirgun –empresa de Elise Dalmaso que representa a marca americana ayurveda Soothing Touch, distribui óleos essenciais da mineira Lazlo e é parceira da Hathas, fabricante de difusores de aromas – oferece linhas para vigor, relaxamento, alívio do estresse e de dores, recuperação muscular, além de protetores labiais superhidratantes. Para estresse, por exemplo, o ideal são as sinergias com lavanda e camomila (Tuscan Bouquet Oil). Já para revigorar, vale apostar nas com hortelã-pimenta e alecrim (Peppermint Rosemary).
“Sempre tenho a mão o balm para dor e relaxamento, um blend com hortelã-pimenta, eucalipto e cravo (Narayan). Nenhuma dor permanece muito tempo e ainda me ajuda muito antes de começar minhas reuniões virtuais”, revela a empresária e terapeuta.
A coluna Claudia Meireles conversou com a especialista e conheceu um pouco mais sobre o universo dos óleos. Confira:
Diferenças entre óleos essenciais, vegetais e minerais
Segundo a terapeuta, os óleos vegetais são gorduras boas, prensadas a frio e retiradas das partes gordurosas da planta, como sementes, frutos, castanhas, nozes e grãos.
“Por serem ricos em ácidos graxos, vitaminas, ômegas, proteínas e sais minerais, são amplamente utilizados como hidratantes, umectantes, cicatrizantes e regeneradores da pele e cabelo. Ao contrário dos óleos essenciais, os vegetais podem ser usados puros ou como carreadores (veículos) dos óleos essenciais, por meio de massagem no corpo e cabelo”, explica Elise.
Quando utilizados em massagens, os óleos vegetais penetram nas camadas profundas da derme e promovem uma hidratação profunda. Nos cabelos, atuam como agentes de limpeza e de hidratação.
Por sua vez, os óleos minerais derivam do petróleo, o que, infelizmente, os tornam degradáveis. Na pele, criam uma barreira na cútis, obstruindo os poros e impedindo a absorção de nutrientes externos.
Já os óleos essenciais trazem o poder das plantas ao cotidiano. “São substâncias produzidas, naturalmente, pela natureza e encontradas em raízes, flores, folhas, cascas de fruta, semente, caules, galhos e troncos”, apresenta Elise.
Os óleos essenciais podem ser extraídos por destilação ou prensagem a frio. Eles possuem diversos princípios ativos e por isso têm muitas propriedades benéficas para a saúde dos sistemas nervoso, imunológico, respiratório, límbico, muscular, entre outros. “Dentre suas propriedades mais difundidas podemos citar calmante, relaxante, bactericida, fungicida, antiviral, anti-inflamatória, descongestionante, cicatrizante e germicida”, afirma.
Eles são altamente concentrados e devem ser diluídos para serem distribuídos no corpo e não causar irritações ou alergias na pele.
Confira a seguir a lista de óleos para se ter em casa, segundo Elise Dalmaso:
- Semente de uva;
- Amêndoas;
- Gergelim;
- Girassol;
- Mostarda;
- Coco;
- Alecrim;
- Eucalipto;
- Tea tree (Melaleuca alternifolia);
- Lavanda;
- Laranja doce;
À coluna, a empresária ensina como o uso dos óleos pode vencer os efeitos negativos da pandemia:
“Se quiser um relaxamento express, use o óleo de lavanda. Para trazer alegria para a sua casa, o de alecrim ou laranja doce. Para ficar pronta para o trabalho, hortelã-pimenta ou eucalipto. Como efeito antiviral, o tea tree (melaleuca) é perfeito. Para facilitar sua vida, use as sinergias. Elas já são prontas para uso e já vem com 6 a 8 óleos essenciais”, sugere.
O ingrediente também agrega na redução de incômodos do uso de máscaras de proteção. A recomendação é aplicar duas ou três gotas do óleo tea tree (efeito antiviral), de lavanda (relaxamento) ou de alecrim/laranja doce (alegria). “Você também pode utilizar as sinergias de óleos e roll on direto no rosto. Lembre-se de trocar a máscara a cada três horas de uso contínuo”, cita.
Aromaterapia também é uma excelente alternativa para barrar aspectos ruins da quarentena. Elise indica pôr de seis a 15 gotas em difusor de ambiente; de uma a duas gotas em colar aromatizador pessoal; e de 3% a 5% em solução para borrifador;
Caso o indivíduo opte por inalação direta, ela propõe de três a seis gotas em água recém fervida ou vaporizador, direcionando o vapor para inalação.
Já nos cosméticos, é válido incluir de 0,5% até 3% de diluição em base creme, gel ou óleo vegetal.
Para massagens, o ideal é acrescentar de 3% a 5% de diluição.
Por fim, em banheiras, a terapeuta recomenda diluir de seis a 12 gotas de óleo essencial em um copo com carreador com solubilidade em água (sabão líquido neutro, mel, shampoo, etc.), misturar e adicionar no local. Para escalda-pés, ela aconselha usar de três a 12 gotas na água, utilizando do mesmo processo de diluição em carreador, caso algum óleo possua ativos cáusticos.
Para um banho incrível, vale colocar um algodão e pingar três gotas do óleo essencial.
Para fazer uma almofadinha perfumada, basta pôr duas gotas de óleo essencial de eucalipto e duas de hortelã-pimenta para dores de cabeça.
Para aqueles que não querem se aventurar na alquimia, mas desejam ingressar no mundo dos óleos essenciais, existem sinergias e blends prontos para o uso no mercado. A Soothing Touch e a Laszlo oferecem as seguintes sinergias prontas:
- Insônia e para acalmar: Lavender Oil ou roll on Sonhando
- Ansiedade e emoções: Eucalipto Spruce Oil
- Estresse: Tuscan Bouquet Oil ou roll on No Stress
- Cansaço e dores musculares: Peppermint Rosemary Oil
- Dor muscular e sistema respiratório: Narayan Balm
- Afrodisíaco: Sandalwood Oil ou Afrodisíaco
Óleos essenciais para bichos de estimação
São variadas as maneiras de usufruir dos óleos essenciais em benefício dos pets. Elas podem ocorrer por inalação (difusor, passar na mão ou deixar o animal cheirar por dois a cinco minutos), pingando uma gota no pelo, aplicando uma gota no algodão e deixando próximo ao bichinho ou por uso tópico como fungicida, antibacteriano e cicatrizante.
Elise indica usar sempre um óleo carreador como semente de uva, coco ou gergelim; melaleuca e neem (contra pulgas, carrapatos, mosquitos); eucalipto (no algodão enquanto toma banho, para gripes, melhoras respiratórias, tristeza, apatia); copaíba (cicatrizante e anti-inflamatório); lavanda (cicatrizante, calmante, contra ansiedade); alecrim (estimulante); bergamota e erva-doce (contra ansiedade); laranja doce (cães idosos melancólicos ou irritados);
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.