Tensão ou paz? Harry fará vigília no caixão da rainha com William
O momento durará 15 minutos. Os irmãos estarão uniformizados com trajes militares, a pedido do pai, o rei Charles III
atualizado
Compartilhar notícia
A programação do funeral da rainha Elizabeth II fará com que os príncipes William e Harry tenham nova aparição pública em conjunto. Acompanhada dos seis primos paternos, a dupla surgirá lado a lado neste sábado (17/9). Brigados, os netos da falecida monarca participarão de uma vigília diante do caixão da avó. O momento durará 15 minutos, e os irmãos estarão uniformizados com trajes militares, a pedido do pai, o rei Charles III.
Como manda o protocolo, o príncipe de Gales ficará à frente do caixão, enquanto o duque de Sussex estará ao pé. A princípio, Harry não poderia usar a vestimenta militar, por não integrar o alto escalão da realeza. Na quinta-feira (15/9), o portal Page Six revelou que o príncipe tinha sido autorizado a utilizar o uniforme. Lembrando que o rei Charles não abriu a mesma brecha ao filho durante o cortejo fúnebre da rainha Elizabeth, na quarta-feira (14/9).
Durante a vigília, William será ladeado pelos primos Zara Tindall e Peter Phillips, filhos da princesa Anne. Já Harry estará acompanhado de quatro primos, sendo eles, Beatrice e Eugenie, ambas herdeiras do príncipe Andrew; e de Louise Windsor e James, frutos do casamento do caçula da rainha, Edward, com Sophie Rhys-Jones. “Os netos, a convite do rei, estão muito ansiosos para prestar seus respeitos, assim como seus pais fizeram na noite anterior”, explicou o informante.
Somente William e Harry desfilarão com as roupas militares. Os outros seis netos da rainha deverão optar por ternos, casacos e vestidos formais no tom preto, em razão do luto. Durante o período do funeral, os integrantes da família real só devem usar peças na cor escura, por causa da tradição. Elizabeth morreu aos 96 anos, após sete décadas de reinado. Ela deixou quatro filhos, oito netos e 12 bisnetos.
A vigília será a terceira vez em que William e Harry aparecerão juntos desde a morte da avó paterna. No sábado (10/9), os irmãos e as respectivas esposas, Kate Middleton e Meghan Markle, conversaram com os súditos que estavam nos portões do Castelo de Windsor. Na ocasião, o quarteto agradeceu as homenagens deixadas para a falecida majestade. Na quarta-feira (14/9), os filhos do rei Charles participaram da procissão fúnebre com o caixão de Elizabeth.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.