Tecnologia que resfria colchões faz sucesso entre gurus do bem-estar
Por manter o corpo “fresco” durante a noite, o ChiliPAD faz com que a pessoa durma mais e por mais tempo. Veja os benefícios
atualizado
Compartilhar notícia
Aqui, na coluna Claudia Meireles, já abordamos os benefícios do hábito de dormir. Mostramos que o neurocientista Matthew Walker, por exemplo, defende a tese de que o sono é essencial para a saúde e a longevidade, pois envolve os níveis de energia, aprendizado, humor, hormônios, além da prevenção ao câncer, Alzheimer e diabetes. Segundo o expert, as pessoas precisam de sete a nove horas diárias de sono. “Quanto menos você dorme, menos você vive”, diz ele.
Posto que uma noite mal dormida é prejudicial à saúde, você sabia que a temperatura é um fator de forte influência no momento de descanso? Sim, calor ou frio extremos são capazes de atrapalhar a prática vital.
De olho nas tecnologias queridinhas do bem-estar que fazem sucesso mundo afora, a coluna descobriu uma ferramenta impressionante: o ChiliPAD, uma espécie de protetor de colchão, criado para ficar sobreposto à cama, capaz de esquentar ou esfriar, conforme a necessidade do usuário. O aquecimento vale para regiões muito frias.
O equipamento é composto por tubos de líquido que permitem a variação de temperatura de 13 ºC a 46 ºC. Sabendo das preferências dissemelhantes de um casal, o produto também é pensado para controlar um lado apenas da cama. Inteligente, não é mesmo? O aparelho custa a partir de US$ 499 (R$ 2.778,68).
Por que comprar um ChiliPAD?
O foco desta matéria é a função de resfriamento, já que há um boom de divulgação da crioterapia, técnica na qual baixas temperaturas são aplicadas em regiões locais ou gerais do corpo. A prática, que ganhou o mundo, é muito defendida por cientistas e gurus do bem-estar, especialmente Wim Hof, conhecido como o Homem de Gelo, holandês que desafiou a ciência e conquistou 20 recordes no Guinness Book após eter enfrentado o frio extremo de maneiras nada convencionais (subir o Everest usando somente shorts, correr uma meia maratona no Círculo Polar Ártico com temperatura de -20 °C, escalar mais de 5 mil metros do monte Kilimanjaro e nadar 80 metros sob a calota de gelo do Polo Norte).
Pesquisas mostram que a imersão em água fria traz vários benefícios: melhora dores musculares, reduz inflamações, acelera o metabolismo e aumenta a função imunológica, equilibra os níveis hormonais, melhora a qualidade do sono, aumenta os níveis de oxigênio no sangue, combate o estresse e a depressão, dá mais energia e humor e até mesmo melhora pressão alta.
Sabendo disso, o ChiliPAD acredita nessa teoria aplicada em seu “colchão refrescante”, mantendo o corpo fresco durante a noite, apesar das roupas e cobertores que deixam as pessoas muito aquecidas e acabam atrapalhando o sono. O resultado? Melhorar os padrões de sono noturno, fazendo com que o indivíduo durma mais profundamente e por mais tempo.
De acordo com um estudo da Frontiers in Neuroscience, quando nossas temperaturas centrais e cerebrais estão em rápido declínio, é mais provável que optemos por dormir. Se nos dissociarmos desse ciclo de resfriamento corporal, sentiremos insônia. Ainda existe o termo termoneutralidade, que significa que, durante o sono, os nossos corpos não precisam trabalhar para regular a temperatura. A questão problema é que o superaquecimento de roupas e cobertores excede nossa capacidade de permanecer termoneutro, ou seja, estamos com muito calor ou com muito frio para dormir bem.
Outro resultado da pesquisa aponta que estar muito quente provoca não apenas um aumento no tempo de vigília mas também menos sono profundo e menos sono REM, diante da percepção de que a temperatura desempenha um papel fundamental nos ciclos de sono e vigília.
Também, segundo um estudo publicado no Journal of Physiological Anthropology, quando permanecemos mais frios, dormimos melhor.
“Por ter um espaço para dormir frio ou termicamente neutro, você promove um ambiente melhor para acionar o interruptor de sono e para que o sono profundo se estabeleça. Além das ondas cerebrais delta (sono profundo sem sonho) diminuírem, a respiração, os batimentos cardíacos e os movimentos dos olhos também fazem o mesmo. E quando isso acontecer, significa que você está se recuperando mental e fisicamente”, explica o site oficial do ChiliPAD.
“Quando você dorme profundamente a sua capacidade de aprendizado é maior. Sua memória está mais forte. Você está preparado para o seu treino mais difícil. Em outras palavras, você está no auge da sua forma física e mental após uma noite de verdadeira recuperação. É por isso que encontrar uma maneira de dormir mais profundamente está sempre no topo da nossa lista de resoluções de ano-novo. A ciência é clara. Dormimos mais profundamente com maior recuperação em uma temperatura corporal mais fria”, destaca o site.
Relatos de usuários do ChiliPAD atestam experiências satisfatórias. O principal resultado foi a mudança nos padrões de sono noturno, rastreado por meio do anel Oura (gadget que acompanha e monitora batimentos cardíacos, padrões de sono, temperatura corporal e outros dados importantes) ou de dispositivos como Garmin, Fitbit ou Apple Watch.
“O ChiliPAD foi uma virada de jogo para mim. As ondas de calor e os suores noturnos se foram e meu sono melhorou muito”, revelou um usuário no e-commerce do produto.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.