Suplemento pré-treino ajuda a prevenir a queda de cabelo, diz médico
Um poderoso suplemento pode prevenir a queda de cabelo, conforme esclarece o médico tricologista Ademir Carvalho Leite Júnior
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de suar a camisa na esteira, na escada ou na aula de dança, recomenda-se consumir o whey protein, principalmente quem busca o ganho de massa muscular. Tomar o suplemento à base da proteína extraída do soro do leite não ajuda apenas na construção e reparação dos músculos. Do ponto de vista terapêutico, a substância pode prevenir a queda de cabelo, conforme explica o médico tricologista Ademir Carvalho Leite Júnior.
Dedicado aos cuidados com as madeixas há mais de 24 anos, o especialista atende na Clínica HTRI, situada na capital paulista. Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, Ademir destacou que o whey protein tem funções vinculadas a agentes que reduzem a queda capilar e fortalecem os fios. “Não podemos esquecer que o cabelo traz na composição mais de 80% de proteína para formar queratina e melanina”, ressalta.
De acordo com o tricologista, o whey protein, quando usado na forma e na quantidade apropriadas, também bem orientado por um profissional qualificado, tende a beneficiar a saúde como um todo, o que inclui os cabelos. O suplemento é composto por aminoácidos, os quais são rapidamente absorvidos pelo corpo, razão para contribuir com o desenvolvimento muscular e dos tecidos.
Entre as vantagens da substância na região está a amenização do envelhecimento do cabelo. “A partir de determinada idade, dos 55 aos 60 anos, o aparelho digestivo começa a sofrer algumas modificações, ficando menos capaz de absorver os nutrientes da alimentação de maneira adequada”, esclarece Ademir. Dessa forma, vitaminas e minerais não chegam ao bulbo e haste capilar.
Problemas capilares são decorrentes de dietas rigorosas e processo de redução de peso. Segundo o médico, o whey protein potencializa os planos alimentares pobres em proteína e quem se alimenta mal. “Previne quedas de cabelos por transtornos disabsortivos e mal absortivos no aparelho digestivo, como a doença de Crohn e a síndrome do intestino irritável, além dos pacientes que passaram por cirurgia bariátrica, por exemplo”, frisa.
Ademir indica a suplementação proteica para os casos anteriores em que o plano alimentar é “pobre”. “O whey protein tem um grande conjunto de vantagens e é uma proteína de fácil consumo”, garante o tricologista. O médico acrescenta a respeito dos benefícios da substância: “Pode ser usada no controle da hipertensão arterial, diabetes, imunidade, sarcopenia, adjuvante no tratamento de câncer, também doenças hepáticas e cardíacas”.
Novamente, o médico bate na tecla do “grande conjunto de vantagens do whey protein”. “É uma proteína de fácil consumo”, pondera Ademir. Quem acha o suplemento com o sabor desagradável, o expert em saúde orienta consumir em frutas, café e shakes. O profissional deixa as receitas para “quem não gosta naturalmente ou sente um gosto ruim”. “O uso transcende aquele para o qual a substância vem sendo utilizada desde sua origem, pelos atletas”, salienta.
Sobre o especialista
Ademir Carvalho Leite Júnior atua como médico e tricologista, com certificação pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Atualmente, ele é membro e diretor da instituição, além ser o diretor científico do Caeci Educacional. No currículo do especialista, consta o ofício de consultor de desenvolvimento de cosméticos e suplementos nutricionais. O profissional também tem mestrado em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
O médico escreveu os livros: É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar, publicado pela Editora Summus em 2007; Queda Capilar e a Ciência dos Cabelos, lançado em 2013, e Reflexões sobre Psicossomática e a Queda Capilar, em 2019. A última obra dele traz o título Temas atuais em Tricologia. Fora a primeira, as três publicações integram o catálogo da Editora Caeci.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.