Superalimento pouco conhecido promete ajudar a emagrecer; saiba qual
O superalimento dispõe de nutrientes como magnésio, zinco e algumas vitaminas do complexo B
atualizado
Compartilhar notícia
No elenco de superalimentos consta açafrão, gengibre, chia, quinoa e salmão. Fontes de um leque de nutrientes, essas opções oferecem uma série de benefícios para a saúde. De acordo com a nutricionista Mary Jane Brown, a lista de ingredientes “poderosos” inclui também o farro, legume “antigo, saudável e nutritivo” pouco conhecido.
Entrevistada pelo portal de saúde e bem-estar Healthline, a escritora de temáticas relacionadas à nutrição relatou que o farro existe há “milhares de anos” e teve origem na Mesopotâmia. Segundo Mary Jane, o superalimento apresenta o sabor de nozes e pode ser uma alternativa para quem não gosta de arroz.
Benefícios
Conhecido como emmer, o farro é “extremamente nutritivo”, defendeu Mary Jane. Aos interessados, o legume está à venda em lojas de produtos naturais. “É uma excelente fonte de proteínas, fibras e nutrientes como magnésio, zinco e algumas vitaminas do complexo B, que desempenham papéis importantes no corpo”, elencou a especialista.
De acordo com a nutricionista, o superalimento traz o zinco, substância essencial para turbinar o sistema imunológico e ajudar na cicatrização de feridas. Enquanto o magnésio contribui para fortalecer os ossos e manter os batimentos cardíacos regulares. Outro benefício é auxiliar na regulação dos níveis de glicose no sangue.
Na composição do farro consta também a vitamina B3, chamada de niacina. “Juntamente com outras vitaminas do complexo B, o nutriente ajuda a quebrar e converter alimentos em energia. Também proporciona manter o cabelo, a pele e os olhos saudáveis, juntamente com outras funções”, comentou Mary Jane.
Conforme atestou Mary Jane, o emmer ou farro contém a mesma quantidade de fibras em relação à quinoa e mais do que grãos populares, a exemplo do arroz integral e do cuscuz. Vale lembrar que o consumo do nutriente tende a reduzir o colesterol ruim, chamado de LDL, e melhorar a saúde digestiva.
Emagrecimento
O farro se torna um amigo do emagrecimento por dispor de “várias propriedades que podem ajudar na perda de peso”, garantiu Mary Jane no artigo para o Healthline. Por ser rico em fibras, o superalimento auxilia na redução do apetite e mantém o indivíduo saciado por mais tempo. Uma porção de 47 gramas do legume tem 170 calorias.
“Além disso, é rico em proteínas e fibras, o que significa que pode ajudar a reduzir o apetite e mantê-lo saciado por mais tempo. Ele também tem um baixo índice glicêmico, ou seja, é digerido mais lentamente, causando um aumento mais lento do açúcar no sangue e uma liberação constante de energia ao longo do dia”, explicou a expert em nutrição.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.