metropoles.com

Suco popular pode ajudar a proteger o coração após a menopausa; veja

O consumo de um suco bastante conhecido pode contribuir com a saúde do coração de mulheres que já passaram pela menopausa

atualizado

Compartilhar notícia

Fabio Formaggio/Getty Images
Foto colorida de mulher, de cabelo curto e blusa azul, tomando um suco - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher, de cabelo curto e blusa azul, tomando um suco - Metrópoles - Foto: Fabio Formaggio/Getty Images

Publicado pelo jornal multidisciplinar Frontiers in Nutrition, um estudo feito pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, traz que o consumo de um suco popular pode contribuir com a saúde do coração de mulheres que passaram pela menopausa. A bebida consiste no suco de beterraba.

De acordo com o portal Medical News Today, ao longo da menopausa e após essa fase, o corpo feminino tende a produzir menos estrogênio, o que pode levar a uma piora da função dos vasos sanguíneos e, consequentemente, maior risco de desencadear doenças cardiovasculares.

Foto colorida de mulher colocando suco de beterraba em uma taça. Outra taça já tem a bebida - Metrópoles
O suco de beterraba é rico em nitratos, que ajudam a dilatar os vasos sanguíneos

Pela pesquisa, inicialmente 54 mulheres na fase seguinte à menopausa foram recrutadas, entretanto, a análise final abrangeu somente 24 delas, sendo 12 na pós-menopausa precoce e a mesma quantidade na pós-menopausa tardia. Nenhuma das participantes era fumante nem ingeria hormônio e medicamento para tratar condições cardiovasculares.

“Sob orientação rigorosa, as participantes consumiram duas garrafas de quase 70 ml de suco concentrado de beterraba no início do estudo, seguidas de uma garrafa por dia durante uma semana. Cada recipiente continha o mesmo nível de nitratos que três beterrabas grandes”, explicaram no estudo.

Semanas depois, as mulheres receberam suco de beterraba sem nitrato a fim de servir como placebo. Vale ressaltar que a substância é um vasodilatador que melhora a passagem do sangue. Por meio de imagens de ultrassom Doppler, os pesquisadores avaliaram o efeito da bebida no fluxo sanguíneo da artéria branquial antes e depois do consumo.

imagem colorida copo de vidro com suco de beterraba - Metrópoles
As participantes do estudo tiveram que tomar o suco diariamente

“Os autores concluíram que o fluxo sanguíneo melhorou enquanto os participantes consumiam suco de beterraba rico em nitrato diariamente, mas o efeito desapareceu 24 horas após beberem a última garrafa”, destacou o Medical News Today.

Estou na menopausa, devo tomar suco de beterraba?

Em entrevista ao portal de saúde, o cardiologista Cheng-Han Chen defendeu que, “embora a premissa do estudo faça sentido”, o resultado da pesquisa não serve de motivo para “recomendar suco de beterraba para mulheres na pós-menopausa”. Na avaliação do médico, mais investigações são necessárias.

“Seria importante ver ensaios maiores que analisassem os resultados clínicos, para saber se estas mulheres terão menos eventos cardiovasculares no futuro se continuarem com uma dieta rica em nitratos”, sustentou Chen ao portal.

Foto colorida de copo com suco de beterraba e rodeado do vegetal - Metrópoles
Para os cardiologistas, mais estudos são precisos a fim de identificar o benefício do suco a longo prazo

A cardiologista Jayne Morgan salientou também ao Medical News Today que, durante a menopausa, há uma diminuição dos níveis de estrogênio. Assim, ocorre a perda dos efeitos cardioprotetores do hormônio no coração. Com a redução de substâncias que favorecem à saúde cardiovascular, o consumo de alimentos fontes de nitratos se faz preciso.

“Consumir nitrato por meio de plantas é uma via secundária para aumentar a disponibilidade de óxido nítrico no organismo. [Esta é] uma molécula responsável por dilatar os vasos sanguíneos para acomodar o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigênio a órgãos como o coração”, esclareceu a autora do estudo, Jocelyn Delgado Spicuzza, ao portal especializado.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?