Sucesso no TikTok: veja maneira genial para saber se está desidratado
Segundo o médico Karan Raj, há um método simples para saber se você está ou não com o percentual de água baixo. O truque viralizou no TikTok
atualizado
Compartilhar notícia
Dor de cabeça, lábios ressecados, diminuição da elasticidade da pele e urina escura são alguns dos sinais da desidratação. De acordo com o médico Karan Raj — entrevistado pelo portal de saúde e bem-estar norte-americano Shape —, há um método bastante simples para saber se está ou não com o percentual de água “no vermelho”, ou seja, baixo. A técnica não requer ir ao banheiro, mas sim avaliar as mãos. O profissional de saúde publicou um vídeo no TikTok. A explicação dada por ele viralizou na rede social.
Segundo Raj, deve-se usar o polegar e o dedo indicador de uma das mãos. Em seguida, belisque a pele enrugada do dedo da outra mão. “Se a região tocada se recuperar logo depois de ser beliscada, você se encontra adequadamente hidratado. Se demorar alguns segundos para voltar ao normal, você provavelmente está desidratado”, salientou o médico em conversa com o Shape. Confira o passo a passo no vídeo abaixo:
@dr.karanr Dehydration check @remus.bujor #schoolwithdrkaran #SimlishSessions #WorkThisWay #learnontiktok ♬ Steven Universe – L.Dre
Embora possa parecer balela, o método do beliscão no dorso realmente indica se estamos ou não ingerindo a quantidade de água suficiente. “A capacidade da pele de mudar de forma e voltar ao estado normal — conhecido como turgor — está diretamente relacionada ao quão hidratado você está”, explicou o médico. Quanto mais elasticidade tiver a cútis, melhor está o nível de água no corpo.
Ao Shape, a médica internista Alicia Shelly ressalta a importância de se manter hidratado. “Ajuda a lubrificar as articulações, aumenta a saúde e a beleza da pele, libera a água do corpo e regula a temperatura corporal”, enfatiza. Conforme ponderou a especialista, o teste do beliscão feito por Karan Raj é válido.
“Quando você está desidratado, há menos fluido na pele, então leva mais tempo para retornar à posição normal — voltar ao lugar — depois de beliscar por um ou dois segundos”, explicou Shelly.
Caso desconfie do truque do beliscão no dedo mesmo após a comprovação dos dois médicos, Shelly afirma que existem outras maneiras para testar a desidratação, por exemplo, analisar se a boca está seca e a urina, escura.
Vivendo e aprendendo
Alguma vez na vida, já se fez o seguinte questionamento: “Será que existe o jeito certo de beber água?”. Conforme explicou a consultora em nutrição holística Sandra Alvim, há um modo correto de se hidratar. “Nós somos, na idade adulta, 75% de água. Todos os nossos órgãos precisam do líquido para funcionarem perfeitamente”, destaca a expert em entrevista à Coluna Claudia Meireles.
Em relação à quantidade de água que se deve ingerir por dia, Sandra frisa que depende da idade e da rotina de exercícios físicos da pessoa. Mas o ideal é de 1,5 a 2 litros por dia. A temperatura correta é a ambiente. “A água gelada é péssima para o seu corpo. Já a água morna, como em chás, é muito boa”, defende.
Sandra Alvim explica que a melhor hora para ingerir líquido é de manhã. “Ao acordar, você deve beber dois copos de água”, instrui. “Na parte da manhã, você deve beber mais, à tarde, um pouco menos, e à noite, menos ainda, para não atrapalhar o seu sono com muitas idas ao banheiro”, completa.
Outra ressalva feita pela especialista traz o tópico da ingestão de bebidas durante as refeições. “Isso deixa seu estômago preguiçoso para produzir o ácido que ajuda na digestão”, garante Sandra Alvim. Aos praticantes de atividade física, a consultora de nutrição holística deixa o aviso: “Se você faz ginástica, procure beber mais água do que normalmente bebe, durante e depois dos exercícios”.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.