Substância pode reduzir depressão em pessoas com câncer; veja qual
De acordo com estudo, a psilocibina presente nos cogumelos pode contribuir para o tratamento da depressão em pessoas com câncer
atualizado
Compartilhar notícia
Pesquisadores apontaram que a psilocibina, substância presente nos cogumelos, pode ajudar a diminuir a depressão em pessoas que enfrentam o câncer. Em estudo publicado na revista Cancer, eles defendem que a psilocibina não é um tratamento para a doença, mas pode ajudar o estado de ânimo e a perspectiva dos pacientes.
A psilocibina é uma substância psicoativa presente em cogumelos, conhecidos popularmente como cogumelos mágicos, que fazem parte do gênero Psilocybe. A estrutura molecular se assemelha à da serotonina, o famoso “hormônio da felicidade”.
Ela é capaz de promover alterações nos sentidos e percepções. No Brasil, a substância é proibida, mas há perspectivas de que uso clínico de psilocibina em humanos seja liberado.
Como está relacionada a alterações no humor, o estudo mostra alguns benefícios da psilocibina no tratamento de câncer e depressão. Os resultados de um estudo clínico de fase dois mostraram que ela ajudou participantes a apresentarem menos sintomas depressivos, o que é crucial para a saúde mental dos pacientes com câncer.
O tratamento do estudo incluiu 25 mg de psilocibina sintetizada, terapia de grupo e sessões individuais.
De acordo com estudo, após oito semanas, os participantes demonstraram melhora substancial e 50% alcançaram remissão total dos sintomas depressivos.
Apesar desse estudo ser promissor e outras pesquisas a respeito estarem em produção, alguns estudiosos alertam para a necessidade de mais evidências para que medidas sejam tomadas.
Enquanto os benefícios para tratar a saúde mental são desenvolvidos, também é necessário pesquisar os efeitos que a psilocibina pode trazer e em quais cenários ela deve ser utilizada.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram