Sozinha e triste, rainha grava primeiro discurso de Natal sem Philip
Elizabeth fará uma homenagem ao falecido marido durante o pronunciamento que será exibido na tarde deste sábado (25/12)
atualizado
Compartilhar notícia
O mundo assistirá, neste sábado (25/12), ao discurso anual de Natal da rainha Elizabeth mais emocional e pessoal das últimas seis décadas. É esperado que a monarca de 95 anos faça uma homenagem ao príncipe Philip, seu falecido marido.
Ela também agradecerá às pessoas que contribuíram para o combate à pandemia no último ano. O Reino Unido vive a quarta onda da Covid-19, com o aumento acentuado de casos, nas últimas semanas, provocado pelas variantes Delta e Ômicron do novo coronavírus.
A mensagem, gravada há três semanas no Castelo de Windsor, será exibida ao meio-dia (horário de Brasília) deste sábado (25/12.)
Este será o primeiro Natal da rainha sem a companhia do duque de Edimburgo, após 73 anos de casamento. Philip faleceu em abril, aos 99 anos.
A primeira imagem oficial do pronunciamento (foto em destaque) mostra Elizabeth sentada ao lado de um porta-retratos com uma foto dela e Philip, tirada em 2007. Eles aparecem sorrindo durante a comemoração pelos 60 anos de casamento.
O ambiente é bem diferente dos anos anteriores, onde era possível visualizar também as fotos de outros membros da família real.
Homenagem discreta
Enquanto fala para o mundo, a rainha usa um valioso broche de safira e diamantes em platina, uma homenagem discreta e tocante ao falecido marido.
A joia é a mesma usada por ela na viagem de lua de mel com Philip a Broadlands, em 1947, e em 2007, durante as comemorações pelas bodas de diamante.
Natal solitário
Assim como muitos idosos ao redor do mundo, a rainha Elizabeth passará as festas de fim ano longe da família para se proteger do novo coronavírus.
Espera-se que apenas o príncipe Charles e a esposa, Camilla, participem do almoço de Natal deste sábado, no Castelo de Windsor. A decisão foi tomada depois que Timothy Laurence, marido da princesa Anne, foi diagnosticado com Covid-19.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.