metropoles.com

Soda cáustica em contato com a pele? Médico explica como tratar

A substância utilizada em produtos de limpeza doméstica repercutiu após uma jovem de 23 anos ser atacada com o produto em Jacarezinho (PR)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
hidróxido de sódio está vazando no chão, produto químico no laboratório e na indústria
1 de 1 hidróxido de sódio está vazando no chão, produto químico no laboratório e na indústria - Foto: Getty Images

Isabelly Aparecida Ferreira Moro, de 23 anos, foi alvo das manchetes na última semana após ser atacada com soda cáustica em Jacarezinho (PR), na quarta-feira (22/5). Inicialmente, a Polícia Militar do Paraná informou que a substância com a qual a vítima foi atingida era ácido. No dia seguinte ao ataque, no entanto, a mulher presa como autora do crime afirmou, em depoimento, que se tratava de soda cáustica, que é uma base, e que agiu por ciúmes do atual namorado, ex-companheiro de Isabelly.

A soda cáustica, também conhecida como hidróxido de sódio, é uma substância altamente corrosiva e tóxica utilizada em produtos de limpeza doméstica.

A polícia havia informado que a vítima havia tido queimaduras na região do rosto e do peito, mas, de acordo com a mãe da jovem, Regiane Ferreira, o rosto dela está “perfeito”.

“As queimaduras foram dentro da boca. Fora, não. Não tem nada no rosto dela. Está perfeita. Não afetou nenhum órgão, só a boca. Ela está conversando, está ciente de tudo o que aconteceu. Está bem, graças a Deus”, disse Regiane. A fala ocorreu durante entrevista a um programa de auditório da TV Globo, na manhã da segunda-feira (27/5).

Montagem com foto colorida de Regiane Ferreira e Isabelly Aparecida Ferreira Moro - Metrópoles
Jovem atacada com soda cáustica teve queimaduras dentro da boca

Em conversa com a coluna Claudia Meireles, o médico Thiago Perfeito alerta para os perigos do produto: “A soda cáustica é altamente corrosiva e pode causar queimaduras graves na pele. Dependendo da exposição, causa dor intensa, vermelhidão e formação de bolhas”.

“Quando um paciente chega ao hospital com queimaduras causadas por soda cáustica, o tratamento visa minimizar a dor e danos adicionais, ajudar na cicatrização e na prevenção de infecções da pele”, explica.

Perfeito acrescenta que, após a alta hospitalar, é importante que o paciente continue com cuidados em casa para ajudar na cicatrização da pele e evitar complicações, como infecções, com a limpeza das feridas e aplicação de pomadas e/ou outros medicamentos que tenham sido prescritos pela equipe médica.

É possível reverter os danos?

De acordo com o profissional, é possível reverter os danos causados pela soda cáustica na pele, mas tudo depende da gravidade da queimadura química. “Embora a regeneração completa do tecido original possa não ser possível em todos os casos, há tratamentos que podem ajudar a melhorar significativamente a aparência da área afetada com cremes, peelings e lasers”, compartilha.

Hidróxido de sódio ou NaOH, soda cáustica
Soda cáustica em contato com a pele? Médico explica como tratar

Como se proteger?

Thiago Perfeito afirma que a principal forma de proteger a pele ao usar soda cáustica para limpeza é com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como luvas de borracha, óculos e roupas de proteção. “Em caso de contato, sempre lavar com água corrente e procurar um serviço médico”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?