metropoles.com

Skincare: médica alerta para uso sem cautela de fórmulas conhecidas

O hábito de aplicar fórmulas de skincare sem recomendação especializada pode oferecer riscos para a pele, segundo a médica Roberta Zaffari

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aja Koska/Getty Images
Foto colorida de mulher fazendo rotina de skincare - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher fazendo rotina de skincare - Metrópoles - Foto: Aja Koska/Getty Images

Na busca por amenizar os sinais do envelhecimento e deixar a pele bonita, há quem aplique fórmulas de skincare no rosto sem se consultar com um dermatologista. Entretanto, a prática de passar determinados ativos sem recomendação especializada pode oferecer riscos para a saúde da cútis, conforme ressalta a dermatologista Roberta Zaffari.

A coluna Claudia Meireles questionou a médica sobre qual fórmula de skincare considera perigosa e costuma ser usada pelas pessoas sem cautela. Roberta respondeu e, inclusive, citou substâncias conhecidas: “O uso de ácidos fortes sem fotoproteção, como AHAs, BHAs e retinol.”

Mulher segura com uma mão um conta gotas. Na outra mão, está com um frasco de vidro transparente
A médica lista o retinol como uma das substâncias perigosas

“Muitas pessoas usam ácidos esfoliantes, como o glicólico, o salicílico ou o retinol, sem aplicar proteção solar adequada, o que é contraindicado, porque esses ingredientes deixam a pele mais sensível aos raios ultravioleta”, explica a dermatologista. A médica frisa que adotar esse costume aumenta o risco de queimaduras, manchas escuras e até câncer de pele.

Diante dos efeitos adversos, a médica atuante em Porto Alegre faz um alerta: “Em qualquer rotina de skincare, deve-se estar atento aos produtos indicados para o seu tipo de pele e, durante o dia, mesmo em clima chuvoso ou nublado, é necessário aplicar o protetor solar.”

Jovem mulher negra com toalha no cabelo passando as mãos no rosto - Metrópoles
A dermatologista dá um aviso quanto ao uso de fórmulas da rotina de skincare sem recomendação especializada

Perigos da rotina de skincare

Segundo a integrante da Academia Americana de Dermatologia (AAD), pôr em prática uma rotina de skincare sem a orientação de um dermatologista pode trazer riscos. “O mais comum é a incompatibilidade entre os produtos e o tipo de pele, o que pode agravar o problema existente ou gerar novas complicações”, salienta Roberta.

“Queimaduras, reações alérgicas e danos à barreira cutânea são algumas das possíveis consequências desse cuidado inadequado”, complementa a médica.

Roberta lembra que a consulta prévia com um especialista antes de usar as fórmulas é fundamental. “O dermatologista avalia as interações entre os ingredientes dos produtos, os modos e a quantidade de como devem ser utilizados. Combinações erradas ou uso inadequado podem anular os efeitos ou até intensificar a irritação e outros problemas de pele.”

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?