metropoles.com

Skincare biomimético: entenda essa nova tendência de beleza

Dentre os benefícios dos ingredientes biomiméticos, estão a restauração da barreira da cútis até o tratamento de rugas e manchas escuras

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels
Jovem mulher com toalha na cabeça se olhando no espelho - Metrópoles
1 de 1 Jovem mulher com toalha na cabeça se olhando no espelho - Metrópoles - Foto: Pexels

Acompanhar as tendências de beleza e cuidados com a pele já não é mais uma tarefa fácil. Cada vez mais, novos termos que envolvem o assunto são acrescentados ao “glossário do skincare”, a exemplo de skinimalismo, microdosagem, beauty snacking ou skin cycling.

Agora, a novidade é outra: biomimética. O nome, apesar de causar certa estranheza, basicamente se refere a uma técnica apoiada pela ciência que envolve simular aspectos da natureza para criar soluções melhores. No contexto da dermatologia, o conceito está relacionado ao uso de ingredientes sintéticos ou formulações que “imitam” os compostos produzidos naturalmente pelo corpo para favorecer os cuidados cutâneos.

Conforme o dermatologista americano Corey L. Hartman disse à edição norte-americana do Yahoo, quando aplicados em um produto tópico para a pele, esses compostos biomiméticos desencadeiam uma resposta natural do corpo. “Os cientistas pegam o ingrediente natural e decompõem a sua estrutura em nível molecular, e então trabalham para recriá-lo no laboratório usando materiais sintéticos”, explicou.

Embora a biomimética possa parecer algo totalmente novo, a ideia já existe há anos. Ceramidas, esqualano e peptídeos são exemplos comuns.

Leia: Ácido x vitamina: descubra o ativo ideal para cada necessidade da pele

Jovem mulher negra aplicando creme em rosto - Metrópoles
Skincare biomimético: entenda essa nova tendência de beleza

Outra opção de ingrediente biomimético é o famoso colágeno. “Nosso corpo naturalmente diminui a produção de colágeno à medida que envelhecemos, o que leva a uma pele mais caída e flácida”, informou Hartman.

Portanto, ao aderir a um produto que tem fórmula biomimética projetada para estimular a produção de colágeno, o corpo aceitará melhor esse componente e responderá naturalmente com estímulo de produção da substância.

Leia: Bioestimuladores de colágeno: qual escolher? Médica esclarece

Rosto de mulher jovem recebendo tratamento facial - Metrópoles
O colágeno é um ingrediente biomimético

Mais uma vantagem de se apostar na novidade é que ela é segura para todos os tipos de pele, de acordo com o dermatologista cosmético e cirurgião Dendy Engelman. “A maioria das pessoas não sentirá irritação ou outros efeitos colaterais indesejados, uma vez que seus corpos já estão familiarizados com os compostos”, contou ao site.

Com sede na Carolina do Norte, o dermatologista Luke Maxfield acrescentou que, dentre os benefícios dos ingredientes biomiméticos, estão a restauração da barreira da cútis até o tratamento de rugas e manchas escuras. “A maioria das pessoas descobrirá que alguns ingredientes desta categoria ajudarão em seus objetivos exclusivos de cuidados com a pele”, declarou.

A técnica tem se mostrado tão eficaz que o universo dos cuidados capilares já incorporou a ideia em seus produtos para as madeixas, uma vez que podem repor a umidade, reparar os fios e prevenir danos.

Mulher jovem lavando o cabelo - Metrópoles
O segmento capilar também aderiu à novidade

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?