Site expõe acordo final de Harry pelo título de princesa de Lilibet
Pela primeira vez, a caçula de Harry e Meghan Markle, Lilibet Diana, foi definida como princesa. A menina tem 1 ano
atualizado
Compartilhar notícia
Com a morte da rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado, Charles se tornou rei do Reino Unido. Pelo protocolo real, todos os netos do soberano deveriam ganhar os títulos de príncipe e princesa. Porém, ao longo de seis meses, ele não deu um “A” sobre conceder ou não os status para Archie e Lilibet Diana, filhos de seu caçula, Harry. Nessa quarta-feira (8/3), descreveram a garotinha de 1 ano como princesa, entretanto, a declaração não veio oficialmente da monarquia britânica. Segundo o portal Express, houve um tratado por trás do anúncio.
Com as notícias de que a criança tinha sido batizada, a mídia tentou cavar informações para conseguir detalhes da cerimônia religiosa. A solenidade ocorreu no último dia 3, na residência da família Sussex em Montecito, na Califórnia. Inclusive, integrantes da realeza receberam o convite, mas optaram por não comparecer à ocasião. Em um comunicado, porta-vozes de Harry e Meghan Markle relataram: “Posso confirmar que a princesa Lilibet Diana foi batizada na sexta-feira (3/3), pelo arcebispo de Los Angeles, o reverendo John Taylor”.
A imprensa especulava que o rei Charles III aguardava as movimentações polêmicas do caçula da nora Meghan para dar os status reais aos dois netos. Nos bastidores, a situação se desenrolou de uma maneira bem diferente da contada pelos tabloides. Segundo o Express, houve “conversas apropriadas” entre o monarca e o filho mais novo antes do anúncio de Lilibet como princesa. “Agora, no entanto, parece que uma decisão foi tomada”, destacou o portal.
“Nos dias seguintes à ascensão de Charles ao trono, os títulos de Archie e Lilibet permaneceram como ‘mestre’ e ‘senhorita” no site oficial da família real. Enquanto os status de Charles, Camilla, Kate e William com os três filhos foram alterados para refletir suas novas posições. Os dois títulos infantis dos Sussex continuaram inalterados”, salientou o tabloide. Quando aconteceram essas mudanças, o monarca chegou a abordar Harry a fim de saber como Archie e Lilibet deveriam ficar conhecidos.
Uma fonte revelou detalhes da conversa entre Charles e Harry para a comentarista real Roya Nikkhah, do programa The Royal Beat. “Eu gostaria que meus filhos pudessem decidir sobre seus títulos quando atingirem a maioridade, não é minha decisão tomar por eles. E só podemos fazer isso se mantivermos os status”, sugeriu o duque de Sussex ao pai. Ao jornal The Times, um informante partilhou a respeito do príncipe ter enfatizado ao pai para deixar Archie e Lilibet com as denominações.
Com o anúncio dos porta-vozes de Harry e Meghan, o Express apurou que o Palácio de Buckingham “respeitará os desejos do duque e da duquesa de Sussex de usar os títulos de príncipe e princesa para Archie e Lilibet”. Nesta quinta-feira (9/3), a página da família real na internet apareceu com as atualizações.
A concessão dos status envolveu bastante turbulência devido aos pais das crianças não integrarem o núcleo sênior da realeza. Nos últimos meses, o casal fez revelações bombásticas que afetaram o reinado de Charles.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.