metropoles.com

Shampoo anticaspa no rosto? Expert fala sobre o truque viral do TikTok

O método viralizou após a famosa influenciadora Elyse Meyers difundi-lo na rede social

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/@elysemyers/TikTok
Antes (5)
1 de 1 Antes (5) - Foto: Reprodução/@elysemyers/TikTok

Quando o assunto é lançar tendências, o TikTok tornou-se uma grande referência. Conteúdos importantes podem ser encontrados na rede social, bem como virais um tanto quanto duvidosos. Segundo a revista Allure, o último truque de beleza lançado no aplicativo incentiva o uso de shampoo anticaspa para lavar o rosto.

A teoria começou com a popular tiktoker Elyse Meyers, que postou um vídeo sobre a dica — supostamente perfeita para dermes propensas à acne. “Antes de gastar muito dinheiro em produtos de cuidados com a pele, espere. Basta comprar Head & Shoulders, lavar o rosto e ver o que acontece”, disse a jovem no começo da gravação, que alcançou mais de um milhão de curtidas. De acordo com Meyers, um dermatologista disse a ela que o zinco presente no produto é “incrível para o rosto”.

Veja o vídeo:

@elysemyersyou ever look at a word so long it starts to look like a made up word? my brain started convincing me ‘zinc’ wasn’t the right spelling by the end of editing this. 😂♬ original sound – Elyse Myers

A publicação dividiu opiniões e foi compartilhada por determinados profissionais. Em entrevista à Coluna Claudia Meireles, o dermatologista paulista Daniel Dziabas explicou que os shampoos anticaspassão seborreguladores adstringentes e possuem substâncias que ajudam a controlar a população de fungos, a exemplo de ciclopirox olamina e o piritionato de zinco”.

“O produto no rosto vai ser benéfico? Depende de quem utilizá-lo. Se a pessoa tiver dermatite seborreica (a famosa caspa) nas sobrancelhas, nos cílios, na asa do nariz e na barba, por exemplo, usar o shampoo anticaspa no rosto pode ter algum benefício. Porém, se tiver grande poder adstringente e for aplicado em áreas mais sensíveis, o produto pode ressecar a pele”, explica o profissional.

É preciso ter atenção a tendências para a pele lançadas nas redes sociais

O expert ainda alerta para outros cuidados ao aplicar produtos na cútis, uma vez que, segundo ele, as necessidades da derme são diferentes do couro cabeludo. “O rosto precisa de itens complementares devido à exposição direta ao sol (protetor solar e antioxidante com vitamina C). Usar um shampoo mais abrasivo pode ser prejudicial”, atesta.

“Temos que levantar esse alerta, pois existem produtos próprios para cada região rosto, corpo e couro cabeludo. Não há sentido em querer fazer com que todo mundo use o mesmo item para todas as áreas”, alerta Daniel.

Sempre procure um especialista antes de usar qualquer produto

O método não é recomendado para gestantes, pessoas com pele sensível e/ou seca. A recomendação de Dziabas é sempre procurar um dermatologista para analisar qual composição é a mais adequada para a sua necessidade.

A tiktoker Elyse Meyers explicou, no vídeo, que usa Head & Shoulders desde o Ensino Médio e mostrou fotos para provar seu ponto de vista.  Ela compartilhou que, quando parou de usá-lo, experimentou erupções no queixo que nenhum produto “fantasioso” foi capaz de tratar. “Há alguma verdade na tendência, mas eu ficaria com um limpador de acne real”, disse a dermatologista Debra Jaliman, de Nova York, para a Allure.

“A tendência decolou porque a maioria dos shampoos anticaspas contém piritionato de zinco, um antifúngico que ajuda as pessoas que têm um tipo muito específico de acne devido ao crescimento excessivo de fungos. Pior ainda, os componentes dos produtos que são relativamente baratos não são feitos para a pele do rosto e podem irritar e secar”, acrescentou o cirurgião e cosmetólogo facial  Tanuj Nakra, do Texas, para a revista.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?