Senador Fernando Collor recebe condecoração na Embaixada do Marrocos
Marcaram presença na cerimônia, o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, e os senadores Antonio Anastasia e Weverton Rocha
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Fernando Collor (Pros-AL) recebeu na noite dessa quinta-feira (9/12) uma condecoração na Embaixada do Marrocos. Intitulado de Grande Cordão do Wissam Alaouite, o reconhecimento foi concedido pelo rei Mohammed VI, chefe de Estado do país africano desde 1999. Para entregar a homenagem ao ex-presidente, houve um jantar, organizado pelo embaixador do Reino do Marrocos no Brasil, Nabil Adghoghi.
Autoridades brasileiras e do corpo diplomático do Marrocos marcaram presença na cerimônia, como o ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto França, a deputada Bia Kicis e os senadores Antonio Anastasia e Weverton Rocha. Ao todo, foram 25 convidados, o que inclui os embaixadores da Rússia, Palestina e Cameroun.
Fernando Collor recebeu a condecoração em reconhecimento aos esforços para fortalecer as relações bilaterais e manter a amizade entre o Brasil e Marrocos. Ao longo do mandato de senador, ele chegou a presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, entre os anos de 2017 a 2019.
Em um discurso, o homenageado da noite agradeceu o rei Mohammed VI pela condecoração “generosa e honrada”. Na avaliação de Collor, o soberano marroquino considera importante o desenvolvimento das relações entre os dois países. O ex-presidente completou a mensagem dizendo que o Brasil e Marrocos só têm a fortalecer os vínculos bilaterais.
“Além do crescimento do nosso comércio, temos conseguido consolidar e diversificar o nosso relacionamento econômico. O diálogo político viveu um boom histórico com a visita do rei [do Marrocos] ao Brasil em 2004”, disse o senador. Em 2017, Fernando Collor visitou o país africano.
À frente da Embaixada do Marrocos, Nabil Adghoghi destacou a contribuição do senador como agente fundamental para estreitar os laços de amizade e cooperação entre os dois países. “Uma homenagem à carreira política de um grande estadista que o senhor Fernando Collor exerce desde a década de 1980 e que continua com brio e destaque ao serviço do Brasil”, enfatizou o diplomata.
Preparados na cozinha da embaixada, os quitutes tradicionalmente marroquinos conquistaram os mais diversos paladares. No menu, pratos típicos do país africano, por exemplo, cuscuz, taktouka, zaalouk, sharmoula, jabane e cordeiro mechoui. Para brindar a condecoração, vinho tinto do rótulo Domaine de Sahari e branco Sauvignon Blanc. Também serviram o tradicional chá verde com pâtisserie marroquina.
A arquitetura e decoração dos espaços da Embaixada do Marrocos impressionaram os convidados. Abaixo, confira uma galeria com detalhes do local.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.