Sem salão? Colorista das famosas ensina como manter o tom do cabelo em casa
Cabeleireira por trás do ruivo de Poliana Abritta, Tania de Souza deu truques a quem quer fazer a cor durar mais e esconder os fios brancos
atualizado
Compartilhar notícia
Sem poder fazer uma visita no salão de beleza, como de costume, algumas pessoas se aventuraram em cortar ou raspar o cabelo em casa. Tingir os fios sozinha ou com a ajuda de um familiar também esteve entre as atividades capilares feitas durante o confinamento domiciliar. Neste período, foi preciso aprender e colocar em prática os conhecimentos adquiridos on-line com o profissional de confiança.
Quando o assunto é cor das madeixas, famosas e personalidades brasilienses procuram na agenda telefônica o contato da colorista Tania de Souza. Profissional do salão Renoir & Ricardo Maia, a cabeleireira é responsável por cuidar dos fios ruivos da jornalista Poliana Abritta e das madeixas das mulheres da família de Hugo Gloss.
A mãe do influenciador digital, Nailda Rocha; a irmã, Fernanda Rocha; e até a sobrinha, Lorena, de 4 anos, contam com os cuidados da profissional requisitada. Além delas, Isabella Carpaneda, Vivianne Leão Piquet e Duda Portella Amorim constam na extensa lista de clientes. O desejo de todas essas mulheres é esbanjar cabelos sedosos, hidratados e com tons deslumbrantes.
Com tanto tempo de salão fechado e sem ter como seguir a rotina de cuidados, grande parte das clientes de Tania estão “desesperadas”. Sempre atenciosa, ela tem tentado ajudar ao máximo dando orientações e até acalmando. “Busco auxiliá-las e resolver situações por chamada de vídeo”, revela.
Não serão apenas as beldades que desfrutarão da consultoria da cabeleireira. A coluna Claudia Meireles recorreu à colorista queridinha da capital. Ela deu dicas práticas sobre como preservar a cor das madeixas enquanto não dá para sair de casa e correr para o salão. Confira!
Durabilidade da cor
A dúvida que não quer calar: como manter brilhante a tonalidade do cabelo tingido? De acordo com Tania, o segredo é usar produtos de qualidade, como xampu, condicionador e máscaras, desenvolvidos especialmente para fazer a manutenção da cor, deixando-a vibrante por mais tempo.
Fios brancos
Na situações em que os fios brancos começam a se revelar na raiz, a cabeleireira indica sprays corretores de cor. Por serem práticos, possibilitam o resultado desejado sem precisar ir ao salão. Mas, vale ficar de olho no modo de uso do produto. A composição deve ser aplicada com distância de até 10 cm do couro cabeludo, para conseguir cobrir a área, deixar com aspecto natural e evitar concentração de produto.
Há opções disponíveis de sprays corretores em vários tons, desde o loiro claro ao castanho escuro. “Temos várias marcas de qualidade no supermercado ou farmácias. Os sprays são de fácil aplicação e funcionam de verdade. Eu sempre oriento minhas clientes a terem em casa para emergências”, conta a profissional.
Hidratação perfeita
Após tratamento no espaço Renoir & Ricardo Maia, a clientela costuma perguntar para a profissional como fazer e conseguir os efeitos de uma hidratação de salão em casa. Ela explica que, primeiramente, é preciso aplicar um óleo no comprimento e nas pontas e deixar agir por 10 minutos. Lembrando de não passar o produto no couro cabeludo. Em seguida, lavar os fios normalmente.
O próximo passo é retirar ao máximo o excesso de água, aplicar uma máscara capilar e cobrir com uma toalha quente. Quando esfriar, enxaguar bem e aplicar o leave-in, tratamento instantâneo que auxilia na definição das formas do cabelo e na redução de frizz, além de hidratar.
Tenho mechas!
Madeixas com mechas pedem mais zelo. Ter uma linha de hidratação e criar uma rotina de cuidados para o cabelo são duas recomendações da profissional. Ela indica fazer um tratamento noturno. Segundo Tania, o resultado da disciplina capilar será fios sedosos e radiantes.
“Sérum noturno nutre intensamente os fios enquanto estiver de repouso”, fica a dica da colorista.
Estou com medo de pintar os fios. E agora?
Mudar o lado da divisão do cabelo, o jeito de arrumar a franja e usar os corretores de cor são os macetes de Tania a quem não se sente preparado para tingir os fios no lar. Caso pense em utilizar a henna, fica avisado que a profissional não sugere o produto à clientela.
“Particularmente, não gosto. Às vezes, recebo alguma cliente que usou para tentar esconder os primeiros fios brancos. Por não gostar do resultado, querem mudar para tonalizante”.
Consigo pintar
O tonalizante é a aposta da colorista a quem almeja pintar o cabelo, mas não tem domínio em aplicar a tintura. Às experts com coloração, Tania recomenda a cor ideal, ensina a preparar e fica à disposição para qualquer eventualidade.
“Sobre o tom apropriado, pergunte ao profissional, é mais seguro”, conforme explica a cabeleireira. Em relação à fração de tinta, depende da quantidade de cabelo a ser colorida.
Revelador
De acordo com a colorista, a quantidade de revelador varia entre as marcas do produto e o quanto de massa será utilizada. Para não errar na dose, recorrer a orientação do profissional de confiança é o conselho de Tania de Souza.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.