Sem remédio! Descubra 5 formas naturais de aumentar a serotonina
A serotonina atua na regulação do humor, do sono, da libido, da ansiedade e até do apetite; veja como aumentá-la de forma natural
atualizado
Compartilhar notícia
A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro e em outras regiões do corpo, servindo para conduzir a transmissão de uma célula nervosa para outra. Chamada, também, de hormônio da felicidade e do prazer, assim como a dopamina e a endorfina, ela é produzida no tronco encefálico e pode ser encontrada em todo o sistema nervoso central, nas plaquetas e no trato gastrintestinal.
Curiosamente, 90% desse neurotransmissor está localizado no intestino. Isso acontece porque a serotonina é sintetizada nas células enterocromafins do trato gastrointestinal.
Visto que a serotonina atua na regulação do humor, do sono, da libido, da ansiedade, do apetite, da temperatura corporal, do ritmo cardíaco, da sensibilidade e das funções intelectuais, a queda desse neurotransmissor pode prejudicar todas essas funções listadas.
Portanto, uma pessoa com sintomas relacionados a esses fatores pode estar com seu nível de serotonina inadequado, embora ela não seja a única responsável por essas sensações.
Descubra, a seguir, cinco maneiras naturais e sem remédio de aumentar a serotonina, segundo o Health Line:
1 – Mais luz!
Estudos sugerem que passar algum tempo debaixo do sol ajuda a aumentar os níveis de serotonina, pois a pele pode ser capaz de sintetizar o neurotransmissor. Por isso:
- Passe pelo menos 10 a 15 minutos fora de casa todos os dias;
- Faça sua atividade física ao ar livre;
- Lembre-se de usar protetor solar se ficar fora por mais de 15 minutos!
O contato com a natureza também demonstrou potencializar a serotonina. Um pequeno estudo com 53 indivíduos analisou os efeitos da terapia florestal em mulheres de meia-idade e descobriu que os níveis desse hormônio aumentaram significativamente após a prática.
2 – Atente-se à dieta!
O triptofano é um aminoácido convertido em serotonina no cérebro. A boa notícia é que ele é encontrado principalmente em alimentos ricos em proteínas.
Um estudo recomenda comer carboidratos que aumentam a insulina e alimentos ricos em triptofano pode levar mais triptofano ao cérebro. Experimente, então, consumir alimentos ricos em triptofano com 25 a 30 gramas de carboidratos.
Aqui vai alguns exemplos de lanches:
- Pão integral com peru ou queijo;
- Aveia com um punhado de nozes;
- Salmão com arroz integral;
- Ameixas ou abacaxi com seus biscoitos favoritos;
3 – Mexa-se mais!
As atividades físicas proporcionam a liberação de triptofano no sangue. Elas também podem diminuir o número de outros aminoácidos, o que cria um ambiente ideal para que mais triptofano chegue ao cérebro.
Exercícios aeróbicos, como natação, ciclismo e corrida, são extremamente benéficos. Procure aumentar a sua frequência cardíaca!
4 – Massagens terapêuticas
A massagem terapêutica é capaz de aumentar os níveis de serotonina e dopamina, outro neurotransmissor relacionado ao humor. O método, ainda, pode ajudar a diminuir o cortisol, o “hormônio do estresse”.
Uma revisão de estudos de 2018 sugere que a massagem terapêutica pode beneficiar diversas condições, incluindo ansiedade, insônia e depressão pré-natal.
5 – Dose extra!
Alguns suplementos são aliados à produção e liberação de serotonina, já que aumentam o triptofano. Mas atenção: não faça o consumo desses ingredientes sem, antes, falar com um profissional, principalmente se você já faz uso de medicamentos que aumentam a serotonina.
O excesso desse neurotransmissor no organismo pode causar a síndrome da serotonina, uma doença grave que pode ser fatal sem tratamento.
Exemplos desses suplementos são: triptofano puro, S-adenosil-L-metionina (SAMe), 5HTP, erva-de-são-joão e probióticos.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.