Sem dinheiro, príncipe Andrew terá acordo milionário pago pela rainha
Segundo a imprensa britânica, o contrato entre Andrew e Virginia Giuffre atingiu a cifra de 12 milhões de libras (cerca de R$ 84 milhões)
atualizado
Compartilhar notícia
O acordo entre Andrew e Virginia Giuffre pegou os súditos de surpresa nessa terça-feira (15/2). Até poucas semanas, eles iriam resolver a acusação de abuso sexual por parte do duque de York no tribunal. O pacto pretende colocar um ponto-final na ação judicial. Segundo a mídia, o contrato atingiu a cifra de 12 milhões de libras, isto é, R$ 84 milhões. Como o príncipe está sem dinheiro, acredita-se que a rainha irá desembolsar a quantia.
Desde a divulgação do “acerto” entre as partes não foram divulgados detalhes oficiais a respeito do acordo ou dos custos. De acordo com o The Telegraph, Andrew concordou em pagar uma quantia de oito dígitos para Giuffre. O valor será revertido à instituição de caridade de vítimas de exploração sexual. Entretanto, causou estranhamento como o duque de York irá levantar tal fortuna visto que está sem dinheiro e com dívidas.
No mês passado, o Palácio de Buckingham anunciou que Andrew iria se defender no caso como cidadão comum. Conforme explicaram especialistas reais, a decisão da Coroa britânica não impediria o príncipe de ser ajudado com o dinheiro da riqueza privada da rainha Elizabeth.
O portal Express investigou o salário do príncipe Andrew. O filho da monarca britânica recebe uma pensão da Marinha Real. Outra parte dos rendimentos do duque de York vem da renda da mãe, a rainha Elizabeth. A quantia de 21,7 milhões de libras anuais é proveniente do ducado de Lancaster. Quem comentou o assunto foi David McClure, autor de Royal Privilege: The Queen’s True Worth.
“Isso levanta a questão: ‘ele tem o dinheiro?”, disse o escritor. Há relatos de que Andrew colocou à venda um chalé no resort suíço de Verbier. O duque de York e a ex-mulher, Sarah Ferguson, comparam a propriedade por 13 milhões de libras em 2014. O príncipe deixou de pagar a última parcela da aquisição e a ex-proprietária levou o caso à Justiça. Para fugir do processo, o casal optou por vender o chalé.
“O próprio fato de ele ter que vender, mostra que tinha algum dinheiro, mas não muito”, destacou McClure. Em agosto, Giuffre decidiu processar o príncipe. Ela o acusa de abuso sexual. O duque de York estava prestes a prestar depoimento nas próximas semanas. Em entrevista ao GB News, a escritora Julie Bindel afirmou que Andrew firmou acordo com a vítima para impedir que novas informações venham a público.
“Acredito que há algo que o príncipe Andrew vai querer manter escondido. Estamos falando que as provas de Virginia seriam extremamente embaraçosas e podem ser mais do que isso, mas condenatórias”, explicou Bindel. “Sabemos que houve uma amizade com Epstein e várias outras vezes em que os homens estiveram juntos que outros saberão”, acrescentou. O duque de York era amigo do acusado de pedofilia Jeffrey Epstein.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.