metropoles.com

“Sem cobranças”: Marcos Pitombo revela como tem levado a vida em isolamento

Enquanto os dias de liberdade não chegam, o ator se aventura na cozinha e nos cuidados de casa. Como todo carioca, Marcos deseja ir à praia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@marcospitombo/Reprodução/Instagram
Marcos ´Pitombo
1 de 1 Marcos ´Pitombo - Foto: @marcospitombo/Reprodução/Instagram

Dentro das telas, Marcos Pitombo dá vida ao personagem Bruno no folhetim global Salve-se Quem Puder. Fora delas, o ator tem vivido um dia de cada vez, conforme descreve o período de isolamento.

Acostumado com a agitação do “3, 2, 1… Gravando!” da novela, foi um verdadeiro baque ser liberado de uma hora para outra para ficar em confinamento domiciliar. Assim como o artista, centenas de profissionais da emissora receberam a mesma orientação.

Embora a vontade de voltar a interpretar fale alto, Marcos sabe que o distanciamento é a medida mais eficaz de combater o novo coronavírus enquanto não descobrem uma vacina ou outro método de prevenir o vírus. Como bom cidadão, o carioca assumiu o pacto social da quarentena e tem obedecido ao máximo as determinações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Pisar fora de casa apenas quando estritamente necessário, afirma à coluna Claudia Meireles.

Em Salve-se Quem Puder, Marcos interpreta uma pessoa que tem dislexia. O transtorno compromete a capacidade de aprender a ler, escrever e interpretar um texto. Na TV, ele será um porta-voz do importante tema. Enquanto as filmagens não voltam, o ator tenta conscientizar as pessoas a sua volta e, de certa forma, quem o acompanha nas redes sociais.

Sabrina Petraglia e Marcos Pitombo
Sabrina Petraglia e Marcos Pitombo interpretam um par romântico no folhetim global

Ao todo, o carioca acumula 1,3 milhão de seguidores no Instagram. Se o discurso pode ser poderoso, na perspectiva dele, atitudes falam mais que mil palavras. De acordo com a sua personalidade, “todos somos um” e, por isso, é essencial se resguardar neste período a fim de preservar a si mesmo, o vizinho e as pessoas que estão à frente no combate da Covid-19.

“Nunca tive a pretensão de mudar o comportamento das pessoas de forma geral, mas dentro da minha rede de relações pessoais. Tento buscar bons caminhos e atividades positivas à sociedade, ao meio-ambiente ou de modo geral. Mudando a nossa volta, conseguiremos transformar o mundo como um todo”, acredita o carioca.

Manter contato com as pessoas que ama e praticar empatia, compaixão e amor ao próximo estão entre os lemas de Marcos. Com a quarentena, essas características ganharam proporção ainda maior em sua vida. “Vejo este momento como de ressignificação e de autoconhecimento da sociedade como um todo. Repensar hábitos, rever prioridades e as formas como nos relacionamos e consumimos”, pondera.

Natureza

O ator também dedica sua atenção ao meio ambiente. Em casa, reciclar o lixo, cuidar das plantas e escolher alimentos orgânicos são costumes do artista. “Com pequenas atitudes, conseguiremos dar grandes passos”, salienta.

Apaixonado pela natureza, ele não vê a hora de assistir um pôr do sol na companhia dos amigos na Cidade Maravilhosa ou na Chapada dos Veadeiros, onde seu pai, Marcos Pitombo, conduz a pousada Toca do Guará.

Localizado na vila de São Jorge, em Alto Paraíso (GO), o refúgio aconchegante foi construído sob parâmetros sustentáveis. Tanto a arquitetura quanto os mínimos detalhes respeitam a ecologia da área de preservação ambiental.

Quando afrouxarem as medidas de quarentena e conseguir conciliá-las às gravações da novela, Marcos pretende dar um “pulinho” no paraíso goiano para ver o pai e reconectar-se com a Chapada. “É um lugar muito lindo. Em breve, estarei lá e espero que logo”. Entre o trajeto, desembarque obrigatório na capital, que tem o aeroporto mais próximo do destino.

Sem cobranças

Enquanto os dias de liberdade não chegam, Marcos se aventura com afazeres domésticos. “Já fui o maluco do noticiário, limpeza e cozinha. Passei por todas essas fases e, agora, consegui estabelecer uma rotina para sair disso de uma forma mais tranquila”, relembra do início do confinamento. O artista criou uma rotina como forma de manter a saúde mental.

Marcos Pitombo
O carioca faz parte do elenco da novela global Salve-se Quem Puder

Embora tenha determinado regras e horários, o carioca prioriza o seu psicológico à execução das tarefas e de aprimorar os conhecimentos. “Eu me respeito. Tudo bem oscilarmos com dias difíceis e mais tranquilos. Não temos de nos cobrar, porque fulano fez mil cursos on-line e ciclano fez lives de atividade física”, aconselha.

No período matutino, Marcos dedica-se aos cuidados com a casa. A cada dia da semana, uma área do apartamento é limpa, conforme definiu. Fiéis companheiros de quarentena, os cachorros Bel e Robinho têm o dia da higienização completa. Abastecer a geladeira e os armários também compõe a lista. Ir aos estabelecimentos requer munição de máscara, álcool em gel e bolsa própria para colocar as compras.

“Estipulei para cada dia da semana uma atividade doméstica na minha casa até reorganizar tudo. Tem sido muito bom esse contato mais próximo com o lar, que é sagrado. Depois, foco no meu corpo, que também é sagrado. Cuidar de mim de forma física ou mental”, enfatiza.

Marcos Pitombo
O artista com os pets Robinho e Bel
Saúde

Marcos esbanja um corpo escultural, fruto de práticas regulares. Em sua opinião, fazer atividade física vai além da questão estética, a principal busca é a longevidade. Com o isolamento, Marcos não deixou de malhar, mas precisou realizar alguns ajustes. Até então ele nunca havia feito exercícios com o peso do próprio corpo. Adepto da ioga, o carioca executa a técnica dentro de próprio apartamento por meio de lives disponibilizadas.

“Tudo bem não ter ânimo para fazer um dia. Estabeleci um horário do meu dia para fazer atividade física. Tem sido muito positivo neste sentido de exercitar e me sentir cansado, além de ajudar a passar os dias. O meu sono também melhora”, relata. Alinhada aos treinos, a alimentação saudável integra os hábitos do artista, que tem mandado ver no comando do fogão.

Basicamente, as refeições habituais são legumes e uma proteína (frango, peixe e ovos). Mas, para elaborar alguns pratos, Marcos assiste a vídeos nas redes sociais e segue o passo a passo. No fim de semana, a melhor pedida é preparar saborosos bolos. “Bem divertido me aventurar na cozinha”, enfatiza. Ele acredita que sairá do isolamento como um bom entendedor de temperos.

Marcos Pitombo
O ator opta por frutas, verduras e legumes orgânicos

Os novos aprendizados do ator se expandiram para além da culinária e dos afazeres domésticos. No tempo livre, ele se dedicou a cursos de inglês on-line e fez aula de violão por videoconferência. O momento distração da rotina fica por conta da maratona de séries ou assistir a algum filme durante a noite.

“É bacana colocar os seriados em dia por conta da minha profissão. No meu caso, não é só entretenimento, é trabalho”, argumenta o carioca. Como todo artista, Marcos está preocupado com o futuro do segmento devido à falta de posicionamento governamental. “Existe uma incerteza muito grande da classe artística. Gostaríamos de ver um plano de ajuda ou depoimento do governo em relação a nós, falo por mim e meus companheiros, não só atores”, propõe.

Positividade

Apesar do receio, ele tenta levar a situação com otimismo e parabeniza os artistas que se reinventam em meio ao atual cenário. Marcos exemplifica o contexto com o projeto do humorista Marcelo Adnet, feito nas redes sociais. Tais temáticas, dentre outros assuntos, são conversadas pelo elenco de Salve-se Quem Puder em um grupo do WhatsApp.

Marcos Pitombo
Marcos está com saudades de mergulhar no mar e apreciar o pôr do sol

“Distantes, mas conectados”. Assim estão os atores do folhetim das 19h. Ambos não veem a hora de voltar a segunda temporada de gravação, ainda sem data prevista pela Rede Globo: “Podemos ser acionados a qualquer momento, pois o contrato continua em vigência. Portanto existe um compromisso e estamos em stand-by.”

Voltar a interpretar Bruno é apenas uma das saudades de Marcos. Viver instantes incríveis na companhia da família e de amigos, com tranquilidade, lidera a lista de desejos do carioca quando puder sair de casa, além de ir à praia e dar um bom mergulho. “Valorizar ações simples como abraçar e bater papo em uma mesa de bar. Vemos quão preciosas são por fazerem falta atualmente”, frisa.

Enquanto a quarentena não termina, Marcos ressalta a importância de cuidar de si e do próximo contra a Covid-19, tendo interiorizado o pensamento clichê: “Que saiamos mais fortes em relação a isso. O mundo inteiro passa pela situação. Vidas foram perdidas. Há preocupação de perder pessoas próximas a nós e nós mesmos. Terá uma corrente positiva na forma de encarar o mundo, espero.”

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?