Sem churrasco, flores e fotos: veja regras para ver o caixão da rainha
Para dar adeus à rainha Elizabeth II, além de seguirem os protocolos, os admiradores da monarca enfrentarão uma fila de até oito quilômetros
atualizado
Compartilhar notícia
Quem vive ou está em Londres, capital da Inglaterra, e deseja se despedir da rainha Elizabeth II precisará estar atento a uma série de regras. O governo britânico estipulou normas aos interessados em dar adeus à majestade mais longeva do Reino Unido. A partir desta quarta-feira (14/9), o caixão poderá ser visitado em Westminster Hall, edifício mais antigo do Parlamento britânico, das 17h (13h no horário de Brasília) até às 6h30 (2h30 na capital federal) do dia do funeral, previsto para a próxima segunda-feira (19/9). A soberana faleceu pacificamente no último dia 8, no Castelo de Balmoral, na Escócia.
Os fãs de Betinha — como os brasileiros apelidaram a rainha — estão expressamente proibidos de fotografar a visita ao caixão. Os súditos também não poderão levar flores ao local. Além de seguirem os protocolos, os admiradores da soberana enfrentarão uma fila extensa. As estimativas são de um corredor de oito quilômetros, com duração de até 20 horas.
“Por favor, considere que a fila será muito grande. Será preciso permanecer de pé por várias horas, possivelmente a noite toda, com poucas oportunidades para se sentar, já que a fila estará em movimento”, frisou o governo em comunicado publicado nessa segunda-feira (12/9). Acrescentou à nota: “Pensem nisso antes de decidir participar ou trazer as crianças”.
Escritório da primeira-ministra britânica, Liz Truss, o Downing Street recomendou que os visitantes usem trajes adequados ao clima inglês, como agasalhos. Orientou também não esquecer o guarda-chuva. Quem tiver de ir ao banheiro receberá uma pulseiras para sair e voltar rapidamente para a fila. O governo ainda aconselhou levar comida e bebida, pois haverá poucos pontos de venda abertos no caminho.
O governo também proibiu “barracas, churrascos e fogos” em frente ao Parlamento, a fim de evitar possíveis acampamentos. Ao entrarem no Westminster Hall, os admiradores da rainha Elizabeth II passarão por um esquema de segurança similar ao de aeroportos. Depois, os fãs receberão uma pulseira para poderem seguir adiante e verem o caixão da falecida monarca.
Nessa segunda-feira (12/9), a emissora BBC pediu que os admiradores da rainha parassem de deixar sanduíches de marmelada e ursos de pelúcia do Paddington nos parques ao redor do Palácio de Buckingham. Tanto o alimento quanto o brinquedo se tornaram símbolos culturais após as comemorações do Jubileu de Platina, realizado em junho.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.