Segredo revelado: aqui está o que o rei Charles III come em um dia
Do café da manhã ao jantar: saiba como é a dieta do monarca britânico e o motivo pelo qual ele não almoça
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo que a saúde do rei Charles III tenha ganhado as manchetes nos últimos dias — desde que o Palácio de Buckingham anunciou o diagnóstico de câncer do monarca de 75 anos —, já se sabe que ele é adepto a uma rotina de exercícios disciplinada e uma dieta equilibrada.
Não é à toa que um de seus apelidos dados pela esposa, a rainha Camilla, é “cabra-da-montanha”, em razão do gosto de Charles por caminhadas frequentes.
Afirma-se, também, que os membros da realeza seguem um programa de atividades físicas diárias de 11 minutos desenvolvido pela Força Aérea Real Canadense, juntamente com uma dieta de baixo carbono, ou seja, dieta que resulta em menores emissões de gases de efeito estufa, e que favorece vegetais cultivados localmente, pequenas refeições e ovos de galinhas de Highgrove House, palácio rural da monarquia.
Café da manhã
Charles e Camilla têm o privilégio de comer ovos frescos vindos diretamente de suas próprias galinhas na Highgrove House. Mas o perfil oficial da Clarence House no Instagram também já revelou uma das receitas de brunch favoritas do rei: cheesy baked eggs, uma espécie de “ovos assados com queijo”. O preparo, inclusive, é muito buscado no Google por quem almeja reproduzir em casa.
Já no livro The Palace Papers, a jornalista real Tina Brown entrega outra paixão do monarca: nozes e sementes pela manhã. A autora compartilha uma ocasião em que um hóspede notou um recipiente cheio de sementes de linhaça do rei. “O príncipe William disse: ‘Ah, não, não chegue perto da mesa dos pássaros, Stephen, isso é só para o pai”, escreveu Tina.
Almoço
Uma lista de 70 fatos divulgados pela Clarence House para o 70º aniversário de Charles (à época, príncipe) apontou que, simplesmente, ele não almoça. Para o ex-correspondente real Gordon Rayner, o primogênito de Elizabeth II acredita que o almoço é um “luxo” que atrapalha sua lotada agenda de trabalho.
Jantar
O pai da William e Harry é um grande defensor da sustentabilidade e costuma seguir uma rotina alimentar baseada em vegetais. “Durante anos não como carne e peixe dois dias por semana e não como laticínios um dia por semana”, relatou à BBC em 2021.
Certa vez, o ex-chef real Darren McGrady mostrou sua receita real de risoto de cogumelos que ele disse ter sido inspirada em uma época em que ele foi procurar cogumelos selvagens em Balmoral com o príncipe Charles, antes do monarca se tornar rei. “Não é segredo que o rei Charles III adora comida italiana e esses cogumelos selvagens secos são o risoto perfeito”, declarou.
Já Graham Tinsley, ex-gerente da Welsh Culinary Team, falou à Hello!Magazine que o monarca come um ovo cozido em cada refeição. “Charles não gosta de chocolate, não gosta de café, nem gosta de alho. Portanto, temos que considerar essas coisas quando estamos criando um menu para ele”, explicou. “O [então] príncipe exige uma salada para cada refeição — e esta salada foi muito precisa”, acrescentou.
O rei da Inglaterra é fã de coddled eggs, que são ovos feitos/quebrados em recipientes de porcelana ou vidro que permitem que o ovo seja cozido (por cerca de dois a três minutos) sem ser colocado diretamente na água.
“Charles precisava de um coddled egg que fosse descascado e escondido sob as folhas da salada. Ele então amassava as folhas da salada nos ovos para fazer um molho — um pouco como maionese”, informou Graham Tinsley.
Chá para o rei!
O Sunday Times já anunciou, anteriormente, que o filho mais velho da rainha Elizabeth II só gosta de seu chá feito com folhas soltas em um bule, “com a porção sendo uma colher de chá de folhas para cada xícara de chá, mais uma para o bule”.
Quanto ao chá verde, Charles exige que sua água seja aquecida a 70ºC, enquanto o Earl Grey (chá preto com um toque cítrico de bergamota) deve estar bem quente a 100ºC. Para adoçar, ele acrescenta mel orgânico à bebida.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.