Saiba quem é Justin Trudeau, político canadense bonitão que se separou
Nessa quarta-feira (2/8), o primeiro-ministro do Canadá anunciou que está se divorciando da esposa, Sophie Grégoire, após 18 anos juntos
atualizado
Compartilhar notícia
Conforme o Metrópoles divulgou na última quarta-feira (2/8), o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou que está se divorciando da esposa, Sophie Grégoire Trudeau, após 18 anos juntos. O ex-casal é pai de três filhos: Xavier James, de 13 anos; Ella-Grace Margaret, de 11; e Hadrian, de 9.
Segundo o anúncio feito pelo próprio político, a decisão foi tomada depois de “muitas conversas significativas e difíceis”. A família pediu privacidade neste momento.
O gabinete do primeiro-ministro também divulgou um comunicado salientando que a dupla chegou a um acordo legal. O texto afirma, porém, que eles ainda farão aparições públicas e que a família estará reunida nas férias, a partir da próxima semana.
No poder há oito anos, Justin Trudeau é o segundo primeiro-ministro a anunciar a separação durante o mandato. Seu pai, Pierre Trudeau, que exerceu o mesmo cargo em duas ocasiões diferentes (primeiro, de 1968 a 1979; depois, entre 1980 e 1984), se separou da esposa Margaret em 1979, antes de se divorciarem, de fato, em 1984.
Ao longo dos anos, o atual chefe de governo fez questão de elogiar publicamente sua esposa. A exemplo da postagem de aniversário em abril deste ano, em que ele escreveu: “Não há ninguém que eu prefira ter ao meu lado.”
Trudeau também já se referiu à então esposa e à própria mãe como duas das “pessoas mais fortes, corajosas e melhores” em um post de Dia das Mães em maio. E Sophie já homenageou o marido, à época, no Dia dos Pais em junho. “Este homem pode levar o amor que tem por seus filhos a qualquer lugar. Pais, nunca subestimem seu papel como mentores em sua família para seus filhos e filhas”, publicou.
História de amor
De acordo com o site Daily Mail, o romance do primeiro-ministro canadense, de 51 anos, e Sophie Grégoire, 48, começou com um encontro digno de conto de fadas, quando eles eram apenas crianças, em um parquinho. Ela era colega de classe e amiga íntima do irmão mais novo de Justin. Ambos passavam horas brincando juntos quando eram jovens, e até compartilharam um beijo inocente enquanto se escondiam em um armário na casa da família dele.
O tempo passou e cada um seguiu sua vida, indo para a faculdade e embarcando em suas próprias carreiras. No entanto, os dois voltaram à vida um do outro depois que foram, coincidentemente, encarregados de organizar uma festa de gala do Mercedes-Benz Grand Prix em 2003, como adultos.
Acaso ou não, ficou claro que existia algo entre eles. Mas Sophie não se viu muito motivada, visto que ela enviou uma mensagem, mas ele a ignorou completamente após o evento.
Mais tarde, Trudeau explicou que não estava interessado em ter um relacionamento na época. Porém, quando os dois se reencontraram aleatoriamente na rua meses depois, algo chamou sua atenção.
O primeiro encontro do casal contou com uma peculiaridade bastante curiosa: o futuro primeiro-ministro estava tão distraído que bateu de cabeça em um poste. Naquela noite, apesar de terem passado apenas algumas horas na companhia um do outro, ele sabia que eles ficariam “o resto de suas vidas juntos”.
Justin propôs um ano depois, casando-se 2005 com a amada. Mas, apesar de a cerimônia ter sido um verdadeiro encanto digno de Hollywood (com direito a um Rolls Royce de US$ 400 mil), na histórica igreja Sainte-Madeleine d’Outremont, a entrada de Trudeau na carreira política acabou afetando — e muito — a relação amorosa.
Sophie já havia admitido ter lutado para “se ajustar a uma vida sob os holofotes”. Em 2015, quando ele se tornou primeiro-ministro, ambos foram “forçados” a se mudar para o terreno oficial do governo. A esposa, entretanto, teve dificuldades em se sentir em casa, conforme relata a imprensa estrangeira.
A dupla manteve-se firme e, como resultado dessa relação, vieram três filhos: Xavier James, Ella-Grace Margaret e Hadrian.
Chefe de governo
Na última semana, o primeiro-ministro fez uma grande reforma em seu gabinete antes das próximas eleições no Canadá. Essa foi a primeira mudança desde que ele foi reeleito com um governo minoritário, há dois anos.
Considerado o 23º primeiro-ministro do Canadá desde novembro de 2015, e líder do Partido Liberal desde 2013, Trudeau é o segundo mais jovem primeiro-ministro canadense depois de Joe Clark.
Nascido em Ottawa, no Canadá, dia 25 de dezembro de 1971, ele acompanhou desde cedo o cenário político durante a campanha de seu pai, que atuou como primeiro-ministro do país durante 15 anos. Com apenas 4 meses de vida, foi brindado por Richard Nixon, presidente dos Estados Unidos na época (1969 até 1974), como o “futuro primeiro-ministro do Canadá” durante um evento de gala.
Dentre os marcos de sua infância, estão visitas a cerca de 50 países e contato com a rainha Elizabeth II.
O canadense formou-se em literatura na Universidade McGill, em 1994, e concluiu um programa de educação pela Universidade da Colúmbia Britânica em 1998. Foi professor de francês, inglês, matemática e dramaturgia, além de instrutor de yoga e snowboard. Ele ainda tentou lutar boxe e ser ator.
Após a morte do pai, em 2000, Trudeau tornou-se um membro ativo em manifestações, participando do movimento da juventude do Partido Liberal. Cursou mestrado em geografia ambiental na Universidade MCGill em 2004.
Foi eleito no Parlamento do Canadá em 2008 e reeleito em 2011. Já em 2013, foi eleito líder do Partido Liberal do Canadá. Nas eleições gerais de 2015, foi designado como o 23º primeiro-ministro do país.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.