Saiba qual regra dura Archie terá de cumprir quando Charles for rei
Pela Lei de Sucessão à Coroa, o filho dos duques de Sussex precisará pedir permissão ao monarca quando resolver se casar
atualizado
Compartilhar notícia
Embora não tenha o título de príncipe ou qualquer outro status real, Archie continua como bisneto da rainha Elizabeth e neto do futuro rei do Reino Unido, Charles. De acordo com o portal Express, o primogênito de Harry e Meghan Markle “provavelmente” deverá ter de seguir uma importante regra real quando ficar adulto, enquanto a irmã do menino de 3 anos, Lilibet Diana, está livre do protocolo. Pela Lei de Sucessão à Coroa, o filho dos duques de Sussex precisará pedir permissão ao monarca quando resolver se casar.
Implementada em 2013, a lei entrou em vigor como forma de substituir o sistema da primogenitura de preferência masculina na monarquia britânica. A norma também passou a incluir cláusulas a respeito dos casamentos reais. Segundo a regra, Archie deverá solicitar autorização ao soberano quando decidir selar a união matrimonial. Caso ele não vá atrás da autorização, ficará fora da linha sucessória do trono. Atualmente, o filho de Harry se encontra na sétima posição na “árvore” de sucessão ao comando da Coroa.
A legislação tem como norma, conforme explicou o tabloide Express em um artigo: “Se um real não buscar a permissão do monarca, ‘a pessoa e os descendentes da pessoa do casamento são desqualificados para suceder à Coroa'”. Vale destacar que as normas sobre casamentos dos integrantes da realeza estão em vigor há séculos. Em 1772, um novo regimento relacionado ao tópico foi adotado. Na ocasião, os enlaces que afetavam negativamente a monarquia poderiam ser “decretados nulos”.
Por serem filhos do duque de Sussex, Archie e Lilibet ocupam o sétimo e o oitavo lugares na linha sucessória ao comando da Coroa, respectivamente. Entretanto, quando Charles se tornar rei, os próximos seis nomes pela ordem cronológica serão William, George, Charlotte, Louis, Harry e Archie. Devem informar o monarca reinante a respeito do casamento quem está até na sexta colocação.
“Como sétima na linha de sucessão ao trono, Lilibet estará livre para se casar com quem quiser sem obter autorização prévia do avô Charles ou do tio William”, esclareceu o portal.
Príncipe?
Mesmo podendo ascender ao posto de comandante da Coroa, Archie não detém o direito de desfilar com o título de príncipe em razão das regras determinadas pelo rei George V há mais de um século. Por conta das mudanças estabelecidas pelo então monarca reinante, o menino não pode ostentar o título. Tataravô de Harry, o soberano emitiu uma Carta Patente em 1917 com a seguinte decisão:
“[…] os netos dos filhos de qualquer tal soberano na linha masculina direta (exceto apenas o filho mais velho vivo do filho mais velho do príncipe de Gales) terão e desfrutarão em todas as ocasiões do estilo e título desfrutados pelos filhos dos duques destes nossos reinos”, escreveu George V.
Outros títulos
Como tecnicamente Archie não pode desfrutar do título de príncipe, constam outras opções. Primeiro herdeiro do caçula da princesa Diana, o menino poderia ter se tornado conde de Dumbarton, denominação dada a Harry. Também existia a possibilidade da criança passar a ser chamada de lorde Archie Mountbatten-Windsor.
Uma fonte anônima confirmou que os duques de Sussex decidiram que o garoto deveria ser um mestre Archie Mountbatten-Windsor regular. A revelação ganhou as manchetes após o nascimento do menino, em maio de 2019.
Enquanto integrava a família real, Harry costumava enfatizar sobre querer ser visto como uma pessoa normal. Com a chegada do herdeiro, o paizão aspirou dar ao filho a oportunidade de viver “livre” sem o fardo de ser um príncipe.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.