Saiba qual o pior alimento para consumir no café da manhã e fuja dele
O alimento é popularmente consumido no café da manhã e pode causar diabetes, entre outras doenças graves. Saiba qual é!
atualizado
Compartilhar notícia
O café da manhã é uma das principais refeições do dia, então o ideal é escolher alimentos saudáveis para fazer o desjejum. Apesar dessa importância, algumas pessoas insistem em escolher alimentos ultraprocessados e com grandes quantidades de açúcar, como os cereais, para a refeição matinal.
Essa refeição é responsável por fornecer energia, reduzir a fome e disponibilizar nutrientes e vitaminas. Para aproveitar todos os benefícios que ela oferece, é crucial procurar opções com proteínas, fibras e com baixo teor de açúcar e conservantes.
O consumo de cereais é muito comum no café da manhã, principalmente durante a infância. A popularidade do alimento pode ser explicada pelo sabor e praticidade, mas os cereais estão entre os piores alimentos para o desjejum. Veja os malefícios de ingerir cereais, de acordo com artigo do site SugarMD.
Aumentam o risco de diabetes
O consumo frequente de cereais pela manhã pode aumentar o risco de desenvolver diabetes. Como o índice glicêmico de muitos desses alimentos é elevado, eles elevam abruptamente os níveis de açúcar no sangue e aumentam a produção de insulina.
Além disso, os grãos refinados são ultraprocessados, pobres em fibras e cheios de açúcar adicionado, o que aumenta os riscos de desenvolver diabetes. Com um baixo valor nutritivo, os cereais não possuem gorduras saudáveis, cruciais para o funcionamento do organismo.
Para incluir gorduras saudáveis no café da manhã, substitua os cereais por opções como nozes, sementes e iogurtes, que podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue. Caso queira comer algum cereal, escolha opções com menos açúcar adicionado e com mais fibras.
Alto teor de aditivos alimentares
De acordo com informações publicadas no SugarMD, os aditivos alimentares são substâncias adicionadas aos alimentos para alterar aparência, sabor e prazo de validade, como corantes conservantes e aromatizantes. Apesar do intuito dessas substâncias ser melhorar os alimentos, alguns corantes usados em cereais podem causar alergias e hiperatividade em crianças.
Usado para prolongar a vida útil dos alimentos, os conservantes também podem causar uma série de problemas de saúde, como risco de câncer e danos ao sistema reprodutor.
Doenças cardiovasculares
De acordo com estudo publicado no Nature Medicine, uma vitamina adicionada a cereais matinais, pães e massas pode ser associada a doenças cardíacas. A niacina, ou vitamina B3, é conhecida por reduzir o colesterol e aumentar os níveis de energia.
Os resultados da pesquisa mostraram ligações entre uma substância química chamada 4PY, criada quando o corpo decompõe o excesso de niacina, e doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.
Segundo Stanley Hazen, um dos pesquisadores do estudo, a niacina pode ser um contribuinte significativo para o desenvolvimento de doenças do coração. “A principal conclusão não é que devemos cortar toda a nossa ingestão de niacina, mas discutir se um mandato contínuo de fortificação de farinha e cereais com niacina pode ser justificado”, disse ele ao Daily Mail.
O médico se referiu a uma exigência legal de fortificar toda a farinha branca vendida no Reino Unido com niacina. A niacina é crucial para o organismo e a deficiência da substância pode causar uma condição chamada pelagra — que provoca inflamações, feridas, diarreia e até demência —, mas grandes quantidades são prejudiciais.
No estudo, os pesquisadores notaram que um em cada quatro indivíduos que ingeriam muita vitamina B3 estavam com altos níveis de 4PY. A pesquisa analisou amostras de sangue e descobriu que pessoas com níveis mais elevados de 4PY estavam mais propensas a ter problemas cardíacos.
Problemas de não optar por alimentos saudáveis no café da manhã
Ingerir alimentos pouco nutritivos no café da manhã pode causar prejuízos de curto e longo prazo. Um dos problemas acarretados pela escolha ruim dos alimentos é a falta de fibras, vitaminas e minerais, que, dependendo dos níveis de deficiência nutricional, pode afetar a saúde do coração, dos ossos e dos músculos.
Outro efeito negativo de optar por alimentos pouco saudáveis é que eles podem causar picos de açúcar no sangue, como é o caso de cereais matinais. Além de aumentar a resistência à insulina, esses alimentos não costumam proporcionar sensação de saciedade e podem promover o ganho de peso.
Como tomar um café da manhã de qualidade é necessário para promover a energia, ingerir alimentos pobres em nutrientes pode diminuir o desempenho físico e cognitivo ao longo do dia.
Além disso, consumir alimentos ricos em gordura, açúcar e carboidratos pode causar problemas digestivos, como constipação, indigestão e até causar inflamações e problemas maiores no intestino.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram