Saiba qual é o pior ingrediente alimentar para o sistema imunológico
A médica Heather Moday explicou os perigos de consumir o ingrediente por danificar o sistema imunológico. A especialista fez um alerta
atualizado
Compartilhar notícia
Salmão, própolis, alho, gengibre e frutas cítricas estão entre os alimentos ricos em nutrientes capazes de turbinar a imunidade. Entretanto, um ingrediente alimentar pode atrapalhar a absorção das vitaminas e minerais consumidos, conforme explicou uma médica imunologista.
Em conversa com o portal Make It, da emissora estadunidense CNBC, Heather Moday listou o açúcar como o principal “inimigo” do sistema imunológico. “Quando você tem níveis elevados da substância no sangue — o que é causado por muitos fatores, mas o maior deles é consumir por meio da dieta — inicia-se um ciclo vicioso de resistência à insulina”, explicou.
Segundo a alergista, outra condição negativa resultante da ingestão do “pior alimento” é a obesidade, que aumenta as citocinas inflamatórias. O efeito “danifica os vasos sanguíneos e ativa o sistema imunológico para reparar essas áreas”.
“Isso cria uma grande distração para o sistema imunológico e abre caminho para bactérias e vírus perigosos escaparem das defesas do nosso corpo”, elucidou a médica.
Heather recomendou “eliminar o excesso de açúcar” do plano alimentar para não só “encerrar” qualquer diagnóstico de pré-diabetes ou diabetes, em especial a doença do tipo 2. Conforme enfatizou a especialista, cortar o consumo da substância tende a “reverter completamente o quadro”.
“Reduzir o consumo de açúcar é uma das maneiras mais eficazes de melhorar o sistema imunológico”, ressaltou Heather Moday.
A médica puxou a orelha de quem alega não gostar de doces, pois o “açúcar está escondido em todos os lugares”. “Consumir muitos carboidratos simples, como pão, macarrão, arroz, cereais ou mesmo certas frutas e sucos, pode aumentar silenciosamente a substância no sangue”, garantiu a alergista.
“As pessoas muitas vezes esquecem – ou não percebem – que o açúcar está presente no ketchup, nos molhos para salada e no café com leite, bem como nos sucos, iogurtes, cereais e barras de proteínas”, acrescentou Heather. Em busca de prevenir doenças silenciosas, a exemplo da diabetes, ela orientou manter os exames clínicos em dia.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.