Saiba qual é a quantidade permitida do consumo de 4 bebidas alcoólicas
Especialista em cirurgia gastrointestinal, o médico Lucas Nacif comentou sobre a quantidade máxima do consumo de bebidas alcoólicas
atualizado
Compartilhar notícia
As comemorações de Réveillon costumam ser “regadas” a superstições com roupas e cores; abraços de familiares e amigos; cliques em destinos paradisíacos; e incontáveis brindes. Entretanto, há quem exceda na quantidade de taças ou copos, ou seja, ultrapassa o limite do consumo de bebidas alcoólicas.
Antes de você seguir rumo à contagem regressiva para a chegada de 2025, vale se atentar aos conselhos do médico Lucas Nacif, de São Paulo. Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), o cirurgião gastrointestinal explica sobre qual a quantidade máxima que uma pessoa pode ingerir de cerveja, vinho, cachaça e vodca.
“Para não exagerar e acabar prejudicando a saúde durante as festas de fim de ano, é importante saber qual a quantidade de álcool recomendada, de acordo com as orientações de saúde”, salienta o especialista. Ele prossegue: “O consumo moderado é geralmente seguro para adultos saudáveis, mas varia dependendo do tipo de bebida”.
“Essa porção é o equivalente a uma lata cerveja de 350 ml (com 5% de álcool) ou uma dose de 45 ml de opções destiladas, a exemplo da cachaça ou vodca (com cerca de 40% de álcool)”, elucida.
O cirurgião gastrointestinal cita também as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Uma dose padrão tem 10 gramas de álcool puro e recomenda-se que tanto homens quanto mulheres não consumam mais que duas doses por dia. “Ou seja, uma taça de vinho e uma cerveja, por exemplo, já ultrapassam essa quantidade”, instrui Lucas.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.