Saiba qual antioxidante poderoso ajuda nas funções cognitivas
As funções cognitivas têm um papel muito importante na qualidade de vida, pois melhoram o pensamento, a percepção, atenção e memória
atualizado
Compartilhar notícia
Os antioxidantes ajudam a fortalecer o sistema imunológico e trabalham para mantê-lo em sua melhor saúde. De acordo com a revista feminina britânica Good Housekeeping, indivíduos saudáveis são capazes de produzir essas substâncias naturalmente. Uma delas, poderosa quando o assunto é ajudar nas funções cognitivas, é o ácido alfa lipóico.
Esse ácido é um tipo de gordura presente no organismo humano como composto orgânico e também pode ser obtido por meio de dieta e suplementação.
Segundo a nutricionista Thaiz Brito, colunista do Metrópoles, ele ajuda a transformar glicose em energia; possui efeito anti-inflamatório, que ajuda a reduzir a ação do envelhecimento —até na pele—; e graças ao alto potencial antioxidante, evita quadros de síndrome metabólica, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e inflamatórias, além do câncer.
“Ele pode ser considerado antioxidante pela sua capacidade de neutralizar os radicais livres. Pesquisas já relataram o efeito desse ácido também na redução da resposta inflamatória, por reduzir a expressão de citocinas pró-inflamatórias, como a interleucina 6 (IL-6), além do fator de necrose tumoral alfa (TNF-a)”, explica Thaiz.
As funções cognitivas têm um papel muito importante na nossa qualidade de vida, pois melhoram o pensamento, a percepção, atenção, memória, linguagem e o aprendizado.
O ácido alfa lipóico pode ser encontrado em carnes bovinas, como coração e fígado, no brócolis, espinafre, farelo de arroz e em frutas, a exemplo do tomate. “Uma curiosidade é que, pelo consumo alimentar, não foi observado aumento relevante do composto no organismo, reforçando a ideia da suplementação”, finaliza a profissional.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.