Saiba quais são as técnicas de cílios fio a fio queridinhas do momento
Especialistas revelam quais estilos de cílios fio a fio que mais estão em alta e quais caíram em desuso. Descubra!
atualizado
Compartilhar notícia
De uns anos para cá, os cílios fio a fio se tornaram grandes aliados às mulheres que prezam pela beleza no olhar. Visto que as famosas “pestanas” artificiais valorizam e realçam ainda mais essa região do rosto, não há nada melhor do que já acordar com os cílios volumosos e preenchidos, sem a necessidade de aplicar e retirar maquiagens (como o rímel) diariamente.
Anteriormente, a moda era “abusar” da técnica e optar por resultados mais dramáticos. Hoje, a tendência migra para a naturalidade, sem transparecer que a pessoa colocou cílios postiços.
Afinal, depois de tantos anos de sucesso, quais são os estilos de cílios fio a fio que mais estão em alta?
O Foxy Eyes é um deles, segundo a lash designer Júlia Lara Silva. Proprietária do estúdio Relash, em Brasília, a mineira explica que a técnica cria um efeito de olhar mais alongado, por meio da aplicação em degradê, do canto externo ao canto interno do olho, semelhante ao delineado gatinho.
Já o método Wispy entrega uma ideia de volume sem exagero e fios mais longos. De acordo com a especialista em extensão de cílios Andressa Botelho, proprietária do estúdio Lash Perfection, trata-se do uso de fios de vários tamanhos diferentes aplicados nos cílios naturais. “Eles proporcionam mais naturalidade do que as técnicas antigas de volume”, diz.
“As tendências mudam, mas a forma saudável e segura de fazer extensão de cílios permanece. Houve uma grande mudança na preferência de naturalidade hoje em dia do que volume como antigamente”, frisa a profissional, que também é mineira.
Para Júlia, o estilo clássico também segue em alta. “Ele é focado em realçar a beleza natural, e consiste na aplicação de um fio sintético em cada cílio natural. O objetivo é valorizar o olhar de maneira sútil, mantendo a naturalidade dos fios já existentes”, conta a expert.
“A preferência das clientes varia, mas a atual tendência é por um visual mais natural e elegante. Muitas pedem cílios que realcem o olhar de forma sutil, com fios que imitam a aparência dos cílios naturais. Elas costumam preferir algo que não pareça exagerado, mas que ainda ofereça destaque aos olhos”, afirma a mineira.
Há, ainda, a técnica Anime, inspirada nos desenhos japoneses, trazem um efeito “boneca”. “Chamamos de spikes as extensões que compõem esse set de cílios”, conta Andressa.
Por fim, o estilo molhado cria um efeito semelhante ao de cílios com rímel, proporcionando um visual mais escuro e intenso em comparação ao estilo clássico, conforme aponta Júlia.
Caiu em desuso
Enquanto novas técnicas entram em ascensão, outras caem em desuso. É o caso do Volume Russo, método que trabalha com múltiplos fios aplicados em um único fio natural, o que, muitas vezes, resulta em um visual pesado.
Andressa Botelho lembra que, gastava-se, em média, 2h30 a 3h para aplicar o megavolume, algo que diminuiu o interesse por parte de muitas clientes.
Por que optar por cílios fio a fio?
A aplicação de cílios fio a fio é um procedimento vantajoso em vários aspectos, a exemplo da praticidade. “Ela dispensa a necessidade de maquiagem na área dos olhos no dia a dia. O que as clientes mais dizem que amam é acordar, passar seu protetor solar e um pó e estar prontas para começar o dia”, comenta Andressa.
Júlia acrescenta que a técnica também oferece um resultado duradouro e personalizado. “Além disso, permite ajustar o estilo ao gosto pessoal”, observa.
Outro proveito, segundo Andressa, é a correção do olhar. “Muitas clientes têm o olhar descendente e a modelagem correta na extensão de cílios ajuda a dar um ar de mais descansado e levantado”, diz.
Cuidados com o procedimento
Apesar do sucesso dos cílios fio a fio, vários casos de procedimentos mal feitos, reações ou riscos à saúde foram divulgados pelos jornais.
Para evitar que qualquer complicação aconteça, as especialistas recomendam atentar-se à escolha dos profissionais que irão realizar a aplicação, bem como à higiene e a segurança do estúdio. “É sempre importante procurar um profissional capacitado e que saiba realizar o procedimento de forma que preserve a saúde dos fios naturais”, sugere Andressa.
“Isso não só vai garantir mais conforto aos olhos mas também manter seus cílios naturais intactos e fortes”, argumenta.
Júlia indica, ainda, fazer uma consultoria prévia antes de realizar o procedimento para que o profissional entenda a expectativas do cliente e apresente as opções disponíveis, além de teste de alergia.
Já após a aplicação dos cílios, ambas aconselham seguir alguns cuidados para prolongar a durabilidade e evitar a queda dos fios naturais, como:
- Não molhar a área nas primeiras 12 horas seguintes à aplicação;
- Lavar a região diariamente com água fria;
- Não utilizar demaquilante à base de óleo;
- Escovar os cílios todos os dias;
- Não esfregar constantemente os olhos, nem puxar os cílios;
- Jamais dormir de maquiagem.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.